Imprimir

Imprimir Notícia

18/10/2020 às 08:00

Consultor fala sobre a reinvenção das empresas na pandemia e como ter lucros

Leiagora

Não é novidade que a pandemia da Covid-19 causou uma crise no mundo empresarial, alterando o funcionamento e a dinâmica das empresas, fazendo os empreendedores se reinventarem. Com a reabertura do comércio e liberação de algumas atividades econômicas, a adaptação continuou e junto com ela o medo e a insegurança desse novo momento. Para falar sobre o recomeço e dar dicas aos empresários para enfrentar essa nova fase, o Portal Leiagora/Playagora conversou com o consultor empresarial, Alsemir Castro. 

Leiagora - A princípio, o fechamento total das atividades econômicas deve ter causado um susto aos empreendedores, mas agora eles enfrentam os desafios de reabrir as portas e manter uma empresa viva, neste “novo normal”. É possível garantir que o empreendedor vai conseguir vencer esse novo desafio? 

Alsemir Castro - Os efeitos da pandemia foram sentidos nos nossos bolsos, mas agora estamos vivendo a retomada economia. Lógico, que durante esse período de fechamento, algumas empresas foram mais impactadas que as outras, mas, no geral, todos nós ainda estamos vivendo os efeitos da pandemia e estamos pagando o preço dela. Como por exemplo os segmentos de eventos, academias, restaurantes, principalmente aqueles que não estavam preparados para o delivery, eles sentiram muito durante o processo mais agudo da pandemia, mas agora vejo que eles estão em uma retomada gradual, não só econômica, mas também dos clientes em seus negócios. 

Leiagora – Nesse processo temos duas realidades: adaptar as empresas as novas medidas de segurança sanitária e ao uso da internet para vendas, que ainda não era muito utilizada pelos empresários no negócio antes da pandemia. Quem não souber se adaptar a essa nova realidade pode se prejudicar?

Alsemir Castro – Neste ano, o e-commercer cresceu 18%. Isso é algo surpreendente em relação a crescimento e a previsão para o ano de 2021 é crescer mais 22%. Então, o empresário que não passou ou não esteja passando por uma transformação digital na empresa já está para trás e está totalmente por fora do mercado. O fato de migrar o negócio para o universo digital vai fazer muita diferença, inclusive nas vendas de final de ano. A previsão de crescimento no comércio tradicional nos três últimos meses é de 5%, mas se o empresário não tiver uma presença digital para apoia-lo nesse processo de retomada vai ficar cada vez mais difícil. Então a dica é criar um projeto digital na loja e comece a avançar no negócio. 

Leiagora – O senhor é especialista em comportamento empresarial, quais são as outras mudanças que o empresário pode fazer sobreviver nessa retomada, além da internet?

Alsemir Castro – O que eu vejo é que alguns empresários colocam muita responsabilidade aos fatores externos ao seu negócio. É lógico que a pandemia afetou os negócios, mas é importante que o empreendedor olhe para dentro da sua própria empresa. Existem alguns comportamentos que não dependem dos fatores externos e que podem ajudar a melhor a negócio, por exemplo, o monitoramento. Alguns empresários não possuem o costume de acompanhar o seu negócio.

Outro exemplo são as metas. Então, existem alguns fatores que são comportamentais e que afetam o resultado da empresa. Não adianta ficar reclamando e culpando a pandemia e os fatores externos, precisamos cuidar dos fatores internos e isso tem muito a ver com o comportamento do empresário. Se o empreendedor mudar o seu comportamento, ele terá bons resultados. 

Leiagora – E para isso, o empresário precisa mudar a mentalidade e ter a certeza que precisa de ajuda, porque existem muitos empreendedores que acham que sabem como lidar, mas as coisas mudaram, principalmente com a pandemia. 

Alsemir Castro – Temos que observar que a pandemia tem o seu viés positivo e vejo uma possibilidade de algumas empresas se reinventarem agora. No mercado existe inúmeras novas possibilidades e tem muita gente ganhando muito dinheiro em um cenário como esse. Precisamos abrir a nossa cabeça, porque os clientes vão continuar consumindo e precisamos estar preparados para continuar atendendo. 

Leiagora – É nesse momento que entendemos a diferença entre empresário e empreendedor?

Alsemir Castro – O empreendedor é aquele que pega um produto, serviço ou oportunidade e transforma em dinheiro. O empresário pode ir ali abrir um CNPJ e já tem um negócio em andamento. O que posso dizer é que temos um cenário todo a nossa disposição basta nos prepararmos cada vez mais e aproveitá-lo.

Leiagora – Pode ser que cada um tem um pouco de empreendedor em si e não sabe, mesmo diante de uma crise? 

Alsemir Castro – Tenho alguns clientes que se surpreenderam com a sua própria capacidade de reverter o quadro diante desse cenário de crise, como por exemplo, um restaurante que sofreu bastante com os efeitos da pandemia, mas que nos últimos meses está crescendo 10%. Então, existem empresários que estão definhando e até fechando seus negócios, porém existem caso de empresários que estão arregaçando as mangas, olhando para dentro do seu negócio, mudando os processos, colocando novos serviços e crescendo diante desse cenário. Temos que  mudar a nossa atitude e trabalhar para ter melhores resultados. 

Leiagora – Qual a sua dica para o empresário que está perdido nesse novo momento no mercado empresarial?

Alsemir Castro – O empresário deve buscar ajuda externa, porque quando eu estou doente eu procuro um médico. A mesma forma acontece em uma empresa, o empreendedor deve procurar uma consultoria, mas também visitar outros empresários e não fique tão dentro da empresa, pois a solução pode estar em outro lugar e na medida que vamos conversando com outras pessoas surgem novas ideias e possibilidades.
 
 Imprimir