Imprimir

Imprimir Notícia

22/10/2020 às 17:38 | Atualizada: 22/10/2020 às 17:39

Aluna de Cuiabá é a única brasileira a ocupar o cargo de embaixadora de Yale

Leiagora

Uma comitiva formada por 23 estudantes de Cuiabá participou do Simpósio de Relações Internacionais em Yale. Os jovens participaram de palestras e workshops sobre política internacional, tecnologia, saúde, direitos humanos e meio ambiente.

O grupo é de alunos do Colégio Maxi e dentre eles está a embaixadora no Brasil da Yale Model United Nations, Maria Fernanda Pires Santana, aluna do 1º ano do Maxi High School, programa de ensino com currículo americano.

A participação do Maxi no Simpósio veio a convite da aluna Maria Fernanda, que recebeu o título de embaixadora no final de agosto. Como uma de suas responsabilidades está o compartilhamento de notícias e incentivo à participação de eventos e atividades da Universidade de Yale.

Aluna do Maxi desde o 6º ano do Ensino Fundamental II, a jovem é a única estudante brasileira a ocupar o cargo de embaixadora da universidade americana em 2020.

“Assim que soube do Simpósio convidei o Maxi a participar. Fiquei muito feliz pelo interesse dos colegas e por termos formado uma delegação com tantos alunos. Acredito que o que eu quero para mim, desejo para outras pessoas também. Foi uma oportunidade de aprendizado incrível com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas”, conta Maria Fernanda.

Organizado por alunos da universidade americana, o Simpósio é patrocinado pela Associação de Relações Internacionais de Yale. O evento reúne estudantes do Ensino Médio ao redor do mundo para discussões com temáticas globais, além da apresentação de carreiras e oportunidades voltadas para a política internacional. Este ano o tema foi “Relações Internacionais em um Mundo Dividido: Bridging the Rift”.

Maria Fernanda destaca as palestras sobre direitos humanos e com um sobrevivente do genocídio em Ruanda, na África, como um dos melhores momentos do Simpósio. “Fiquei muito emocionada com o relato. Ao mesmo tempo que foi triste, também foi inspirador, porque ele nos mostrou a importância de se reerguer e seguir em frente apesar de tantas dificuldades. O Simpósio todo foi muito melhor do que eu imaginava”, relata a estudante.

Além das palestras e workshops, o Simpósio contou com uma “mentoria” com alunos da Yale sobre a vida na universidade, o processo de candidatura a vagas e as experiências na instituição. Para a Coordenadora do Middle e High School do Maxi, Danielle Breier, este foi um dos momentos mais marcantes do evento.

“São alunos realmente apaixonados pela universidade. Foi um dia de muito aprendizado e ensinamento, tivemos a oportunidade de ter palestras com pessoas que possuem experiência em diversas áreas como Relações Internacionais, Ciência, Paz e até na Organização das Nações Unidas (ONU)”, completa Danielle.

Após a participação no Simpósio, Maria Fernanda, aguarda pela realização da Conferência da Universidade de Yale, prevista para janeiro de 2021, e que contará com simulações da ONU. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento também será virtual. A Conferência marcará o encerramento do mandato da estudante como Embaixadora no Brasil da Yale Model United Nations.

 
Da Assessoria 
 
 Imprimir