Imprimir

Imprimir Notícia

28/10/2020 às 09:21

MT não tem condições de adquirir vacina contra covid e fica refém da União

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

A expectativa de que Mato Grosso tivesse uma vacina contra a covid-19 ainda em janeiro de 2021 parece ter ido por água baixo com o direcionamento do governo Federal em não adquirir as doses. Isto porque o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, adiantou que Mato Grosso não tem capacidade financeira para arcar com o custo da imunização da população e precisaria do auxílio da União.

Na semana passada, o governador Mauro Mendes (DEM) participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e recebeu a garantia de que o estado receberia o primeiro lote da vacina contra a covid-19 em janeiro. Porém, um dia depois, o presidente Jair Bolsonaro contrariou o ministro e declarou que não faria a aquisição da coronavac por ainda não estar comprovada a eficiência.

Questionado sobre o assunto, Gilberto alegou que o posicionamento do governo Federal é de que quando tiver uma vacina aprovada pela Anvisa, a União irá suprir a demanda por meio do programa nacional de imunização. Ele adiantou ainda que o único estado que está fazendo essa aquisição é São Paulo e não pode ser comparado com outros, já que a maioria não tem condições de suprir esses gastos e coloca Mato Grosso dentro deste grupo.

“Nem todos os estados têm condições financeiras para bancar uma operação dessa natureza. O plano nacional de imunização preconiza a obrigação do governo Federal de atender essa demanda do país. Quero crer que tão logo tenhamos uma vacina, o Ministério da Saúde fará a aquisição e distribuição para todos os estados”, afirmou Gilberto em evento do governo do Estado para anunciar investimentos no estado.  

Ele reforça que o estado não tem pretensão de adquirir a vacina e caso não haja outra alterativa, a administração estadual irá se debruçar e pensar sobre o assunto, mas prefere acreditar que o Ministério da Saúde fará sua parte.
 
 Imprimir