Imprimir

Imprimir Notícia

28/10/2020 às 16:15 | Atualizada: 28/10/2020 às 16:57

Mendes rebate secretário e diz que Estado tem recursos para compra da vacina

Da Redação - Kamila Arruda / Reportagem Local - Camilla Zeni

O governador Mauro Mendes (DEM) rebateu o secretário de saúde Gilberto Figueiredo (DEM), e garante que Mato Grosso irá comprar a vacina contra a covid-19 caso o Governo Federal não a repasse para os estados e municípios. 

O democrata afirmou que espera que as doses sejam adquiridas pela União, mas enfatiza que o Governo do Estado tem recurso para custear a aquisição da vacina para Mato Grosso. A declaração foi dada pouco depois do secretário da Pasta negar ter recurso para fazer a aquisição da vacina.

“Se o governo Federal não comprar, com certeza o governo de Mato Grosso vai ter o recurso pra comprar. Mas eu acredito que, como sempre, o plano de todas as vacinas será feito dentro do Governo Federal”, completou Mendes.

O chefe do Executivo Estadual lembra que o ministro Eduardo Pazuello se comprometeu em ficar responsável pelo tema durante conferência realizada na semana passada com todos os governadores do Brasil.

“Quem conduz isso é o Ministério da Saúde, ele se dispõe a comprar, o ministro falou isso para todos os governadores em uma conferencia que participei. Então, eu não vou entrar nessa polêmica. A vacina vai chegar, vai estar disponível”, completou.

O imbróglio, contudo, se deu devido as declarações do presidente Jair Bolsonaro que, no final da semana passada, disse que não faria a aquisição da coronavac por ainda não estar comprovada a eficiência.

Na contramão do que diz Mendes, o secretário estadual de saúde afirmou ainda na manhã desta quarta-feira (28) que o Estado não tem capacidade financeira para arcar com o custo da imunização da população.
 
 Imprimir