Imprimir

Imprimir Notícia

30/10/2020 às 15:14 | Atualizada: 30/10/2020 às 15:16

Pesquisa com erro em nome de candidatos ao Senado é suspensa pela Justiça

Camilla Zeni

O juiz auxiliar da propaganda Edson Dias Reis, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos com os nomes de candidatos ao Senado. 

A decisão, tomada nessa quinta-feira (29), leva em consideração uma representação feita pela coligação Fazer Mais Por Mato Grosso, que tem como candidato o senador interino Carlos Fávaro (PSD). 

Consta da ação que a pesquisa, assinada pela Percent Pesquisa de Mercado e Opinião Ltda, com divulgação prevista para esta sexta-feira (30), teria informado errado o nome de dois candidatos. Na pesquisa teria sido colocado apenas "Fávaro" e "Elizeu Nascimento", quando o nome de urna dos candidatos são "Carlos Fávaro" e "Sargento Elizeu Nascimento".

O juiz, ao analisar o caso, deferiu o pedido de tutela de urgência e determinou a suspensão da divulgação da pesquisa, até que a irregularidade seja corrigida, sob pena de multa de R$ 50 mil. 

O argumento é de que, conforme a legislação eleitoral, os nomes dos candidatos apresentados na pesquisa devem ser iguais aos constantes no registro de candidatura. 

"Resta evidenciado o segundo requisito porquanto a pesquisa será divulgada em 30/10/2020, com risco de dano irreparável de possível influência negativa no resultado do pleito, vez que traz dados equivocados", avaliou o juiz.

Leia também 
Propaganda de França que mostra 'caso do paletó' deve ser suspensa
 
 Imprimir