Imprimir

Imprimir Notícia

09/11/2020 às 08:21 | Atualizada: 09/11/2020 às 08:28

Taques pode usar tempo de Leitão para desmentir fake news sobre inelegibilidade

Leiagora

O candidato ao Senado Pedro Taques (Solidariedade) poderá usar o horário destinado ao seu concorrente Nilson Leitão (PSDB), no rádio, como direito de resposta.

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Ciro José de Andrade de Arapiraca atendeu ao pedido de Taques nesse domingo (8), e determinou a retirada de inserção que afirmava que os eleitores do candidato do Solidariedade perderiam o voto, uma vez que Taques seria inelegível.

Na decisão, o juiz reconheceu que Pedro Taques está na disputa e lembrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afastou qualquer inelegibilidade do ex-governador. Diante disso, Taques terá direito a 5 minutos e 30 segundos, ou seja, 11 inserções a mais em cada emissora de rádio que exibiu a peça mentirosa. 

Também houve a determinação de multa de R$ 5 mil por cada veiculação da inserção de rádio depois de proferida a decisão. 

Inelegibilidade revertida

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afastou qualquer tipo de inelegibilidade de Pedro Taques nesse domingo (8), quando, em análise a um recurso protocolado pelo candidato, confirmou que o ex-governador é ficha limpa. 

O TSE frisou que a inelegibilidade por conduta vedada apenas seria possível caso o candidato tivesse distribuido bens à população, o que não aconteceu, uma vez que a condenação que pesa contra Taques é referente a realização da Caravana da Transformação em 2018.

Assim, Taques não poderia sofrer pena pela ação e não teria que ter tido o nome adicionado em qualquer tipo de lista. 

Nilson mentiroso

Em live neste domingo (8), o Taques chamou Nilson Leitão de mentiroso. “Isso é típico daquelas pessoas que fazem as coisas no escondidinho, na calada da noite, na maracutaia, faz coisa errada. Esse não é o meu tipo de fazer política”, comentou o candidato. 
  
O solidário também questionou o que uma pessoa que tem coragem de mentir para o cidadão poderia fazer no Senado da República.

“Quero dizer pra você, Nilson Leitão, você colocou no seu programa de rádio ontem e hoje que eu sou ficha suja e que meus votos seriam perdidos. Você é um mentiroso. A Justiça Eleitoral disse que você mente e meu deu o direito de fazer minha defesa em seu programa eleitoral. Se você mente para o cidadão, você não é um político que presta. Se você mente para o cidadão você não tem a capacidade de orgulhar o povo de Mato Grosso”, disse. 

 
Da assessoria
 
 Imprimir