Imprimir

Imprimir Notícia

15/11/2020 às 07:00

Uso de máscara, horário preferencial para idosos; entenda como será votação este ano

Kamila Arruda

A eleição para escolha de prefeito, vereadores e também de senador ocorre neste domingo, dia 15. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além da mudança na data, que foi efetivada no mês de junho, o pleito sofreu algumas modificações. 

O eleitor deve se atentar, principalmente, para o horário de votação. Ao contrário das eleições anteriores, neste ano o período de votação ficou maior se iniciando as 7 horas e encerrando as 17 horas. 

Além disso, o horário que compreende das 7 horas as 10 horas será destinado, exclusivamente aos idosos, por fazerem parte do grupo de risco.

É obrigatório a utilização de máscara, e além de levar documentos como título de eleitor e identidade, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve a sua própria caneta, que utilizará para assinar o caderno de votações.

Entre as precauções que serão tomadas pela Justiça Eleitoral, para evitar o contágio do vírus no pleito deste ano, estão marcações no piso, indicando o distanciamento mínimo que cada pessoa deve manter e a exigência do uso de máscara. 

Além disso, será disponibilizado aos eleitores álcool em gel, para que façam a higienização de suas mãos, antes e depois de utilizarem a urna para exercer o seu direito de voto. 

No total, Mato Grosso tem 2.317.102 eleitores aptos a votarem nas eleições de 2020. Em todos os municípios o pleito ocorre em 15 de novembro, e terá custo de R$ 16.751.560,00. 

Fora as mudanças adotadas por conta da pandemia, o processo eleitoral também será diferenciado por conta de alterações promovidas na legislação eleitoral. 

Este ano será o da primeira eleição sem coligações partidárias no pleito proporcional. Além disso, ainda há a eleição suplementar para escolha do novo senador de Mato Grosso.
 
 Imprimir