Imprimir

Imprimir Notícia

16/11/2020 às 14:00 | Atualizada: 16/11/2020 às 14:08

Programa eleitoral começa na sexta e candidatos podem gastar até R$ 4 mi no 2º turno

Kamila Arruda

A corrida eleitoral pelo comando do Palácio Alencastro continua pelas próximas duas semanas. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o vereador Abílio Junior (Podemos) buscam a preferência do eleitorado cuiabano, que deve voltar as urnas no próximo dia 29.

A disputa promete ser acirrada, tendo em vista o resultado do primeiro turno que ocorreu neste domingo (15), em que os candidatos tiveram apenas 8.264 votos de diferença.

O parlamentar obteve 33,72% dos votos válidos, o equivalente a 90.631 votos. Já o atual prefeito chegou a 30,64%, o que representa 82.367 votos.

Um dos instrumentos que devem ser utilizados pelos candidatos para alavancar a campanha é a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Isto porque, como no segundo turno são apenas dois candidatos, o tempo é dividido de forma igualitária.

O horário eleitoral já se inicia nesta sexta-feira (20). No segundo turno, o tempo de propaganda eleitoral gratuita é dividido em dois períodos diários de 20 minutos. 

As redes sociais também devem ser exploradas pelos postulantes, tendo em vista que serão apenas 15 dias de campanha.

Outro ponto que deve ser observado é o teto de gastos. Assim como no primeiro turno, os candidatos devem observar o limite de gastos imposto pela Justiça Eleitoral. Para o segundo turno, cada um pode gastar até R$ 4 milhões.

A eleição final ocorre no próximo dia 29. O novo prefeito tomará posse em 1º de janeiro.
 
 
 Imprimir