Imprimir

Imprimir Notícia

18/11/2020 às 08:25 | Atualizada: 18/11/2020 às 08:27

Inscrições para Presidência do TJ encerram com apenas quatro postulantes; saiba quem

Camilla Zeni

Encerrou às 18h de terça-feira (17) as inscrições para a diretoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e quatro desembargadores se inscreveram para concorrer à presidência do Poder Judiciário. A eleição está prevista para o dia 26 de novembro, às 14h, de forma remota e sigilosa. 

Para o cargo de presidente, se inscreveram os desembargadores Sebastião de Moraes Filho, Maria Helena Gargaglione Póvoas, Juvenal Pereira e Luiz Ferreira da Silva, que atualmente ocupa cargo de corregedor-geral. Havia expectativa de que o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli, também disputasse a vaga. Contudo, ele descartou sua participação nesse pleito.

Além desses, se postularam para vice-presidente a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e para corregedor-geral os desembargadores José Zuquim Nogueira e Pedro Sakamoto. 


Saiba mais - Após CNJ barrar reeleição, TJMT marca para dia 26 a escolha da nova diretoria

Conforme o edital, os eleitos tomam posse no dia 18 de dezembro e a entrada em exercício nos cargos de direção apenas será feita em 1º de janeiro de 2021.

As novas datas foram estabelecidas pelo atual presidente, desembargador Carlos Alberto da Rocha, após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que suspendeu a realização da eleição que estava marcada para 8 de outubro. 

A eleição do TJMT virou um imbróglio envolvendo o órgão superior após desembargadores questionarem uma alteração no regimento interno do TJMT, feita no mês de setembro, que permitia a recondução do atual gestor. Com a negativa do CNJ, uma nova eleição foi marcada.
 
 Imprimir