Imprimir

Imprimir Notícia

22/11/2020 às 08:15 | Atualizada: 22/11/2020 às 08:17

Vereadores já articulam Mesa Diretora e disputa fica entre aliados de Abílio e Emanuel

Kamila Arruda

Passada a eleição municipal, as agremiações que garantiram vaga na Câmara de Cuiabá já começam a se articular para a eleição da Mesa Diretora que ocorre em 1º de janeiro, logo após a posse dos eleitos no pleito deste ano.

Apesar de ter perdido fortes aliados no último domingo (15), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda garante a maioria dos vereadores no Parlamento Municipal, e esse grupo já vem se articulando para emplacar o novo presidente do Legislativo Cuiabano.

Dos 15 vereadores governistas que disputaram a reeleição, apenas seis conseguiram garantir a permanência a Casa de Leis na próxima legislatura. 

No entanto, oito dos parlamentares novatos, que foram eleitos para exercer o primeiro mandato no próximo ano, integram partidos que fazem parte do arco de alianças em prol da continuidade atual administração municipal.

Desta forma, o PV, PP, PSB, PTB, PSDB, PSD, Republicanos e MDB já estão fechados e analisando o melhor nome para representar o grupo na disputa da Mesa Diretora. Entre os cotados estariam os veteranos Renivaldo Nascimento (PSDB) e Adevair Cabral (PTB).

Por outro lado, o grupo de oposição formado pelo Cidadania, Pros, Podemos, DEM, PDT e Solidariedade também estão de olho na disputa. O vereador Diego Guimarães (Cidadania) tem sido o mais cotado do grupo, tendo em vista a sua votação no pleito deste ano. O parlamentar garantiu a reeleição saindo como o vereador mais votado deste ano.

Porém, por hora, Diego tem negado interesse em disputar a Presidência da Câmara de Cuiabá. Outro aliado de Abílio, Dilemário Alencar (Podemos) disse que prefere passar a eleição para discutir o assunto. 
 
 Imprimir