Imprimir

Imprimir Notícia

23/11/2020 às 08:12 | Atualizada: 23/11/2020 às 08:12

Sem asfalto e ponte, moradores e crianças precisam andar pelo esgoto; VEJA VÍDEO

Eduarda Fernandes

Há mais de três anos, moradores do bairro Altos da Serra I, em Cuiabá, sofrem com os transtornos causados pela queda de uma ponte que os ligava ao bairro vizinho, Planalto. Após ser levada por uma enxurrada, a população cobra soluções do município, mas recebe apenas promessas.

Para passar onde antes havia a ponte, moradores precisam se embrenhar no mato, adentrar em um córrego assoreado e então escolher qual parte mais rasa e curta para chegar ao outro lado. Ainda assim, é inevitável molhar os pés na água escura, contaminada pelo esgoto oriundo das casas da região, já que a falta de saneamento básico também é uma realidade.

Dona Ruth, em entrevista ao Leiagora, lembra que a ponte se foi com a última enchente, ocorrida há aproximadamente três anos. “Na época as crianças estavam estudando e atravessaram por dentro do esgoto para ir aqui na Escola 12 de Outubro”, relata.

Consequência do mato e do esgoto, bichos peçonhentos são frequentemente encontrados pelos moradores. “Esses tempos acharam até cobra sucuri por aqui”, acrescenta.

A moradora diz que a prefeitura já esteve no local para realizar estudos e medições para construir uma nova ponte. Porém, o projeto não saiu do papel. “E a gente está esperando. Na época do Mauro ele veio aqui e disse que ia fazer asfalto e nada. Agora tem a situação da ponte e não tem como eles atravessarem aqui. Eles atravessam por dentro do córrego porque o Emanuel Pinheiro não resolve nada. E agora quer sair reeleito a prefeito de novo. Como que a gente vai votar numa pessoa que nem uma ponte tem condições de fazer? Olha aí a situação”, lamenta.

Não só a ponte que caiu, como a ausência de saneamento básico, mas também a falta de asfalto é outro problema que assola os moradores.

Outro lado

Em relação à demanda do Altos da Serra e Planalto, a Secretaria de Obras Públicas  informa que:

- Finalizou a elaboração do projeto para a construção de uma nova ponte de concreto. 

- Agora, a Secretaria deu início ao processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de trabalho. 

- Por conta da grande quantidade de água que passa pelo local, principalmente em período chuvoso, foi observado pela Secretaria que não é possível construir uma ponte de madeira, como era a estrutura anterior.

- Dessa forma, optou pela execução de uma intervenção que dará um fim definitivo aos transtornos enfrentados pelos moradores da região.


 
 
 Imprimir