Imprimir

Imprimir Notícia

24/11/2020 às 10:06

Pesquisador da UFMT está entre os cientistas mais influentes

Leiagora

O líder científico do INCT-Áreas Úmidas (INAU), Prof.  Wolfgang  J. Junk, está entre os 30% mais influentes no mundo, segundo a avaliação da revista científica Plos Biology, publicada no mês passado. A publicação listou os cem mil cientistas mais influentes no mundo, em todas as áreas do saber.

Para obter o resultado, foram consideradas as publicações e os seus impactos (medidos por diversos índices) ao longo de toda a carreira dos cientistas utilizando-se a base de dados Scopus®, em um universo que contém mais de 70 milhões de registros. Se considerarmos somente os 250 pesquisadores atuando em instituições brasileiras, o professor Wolfgang Junk ocupa a 41ª posição, estando entre os 16% mais influentes.

Sediado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o INCT-Áreas Úmidas (INAU) se dedica a estudos sobre a conservação e o uso sustentável de áreas úmidas, com destaque ao Pantanal. Dentre as relevantes contribuições recentes do professor Junk e colaboradores, no âmbito do INAU, destaca-se o “Sistema de Classificação e Delineamento das Áreas Úmidas e de seus Macrohabitats” [www.http://cppantanal.org.br//2018/images/publicacoes/E-book-Classificacao-eDelineamento-das-AUs-min.pdf]  importante ferramenta para a subsidiar a gestão de AUs, que foi recomendada pelo Conselho Nacional de Zonas Úmidas do Ministério do Meio Ambiente tendo sido adotado, com modificações, também na Colômbia.

 
Assessoria
 
 Imprimir