Imprimir

Imprimir Notícia

24/11/2020 às 10:46 | Atualizada: 01/10/2021 às 16:13

Emanuel desdenha de apoio do PT e diz defender pauta bolsonarista

Alline Marques

Logo depois de receber apoio do Partido dos Trabalhadores, inclusive da presidente da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffman, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) fez um vídeo agradecendo o apoio, mas alegou ser da base do governo federal e adiantou que defende a pauta Bolsonarista. Vale destacar que vários petistas aparecem no vídeo declarando apoio ao emedebista sob o argumento de estar contrapondo o presidente Jair Bolsonaro e alegar que Abílio representa esse modelo de governo.

Só que Emanuel jogou um balde de água gelada nos petistas, porque ele vem tentando cada vez mais se aproximar da gestão federal, faz elogios e até defender algumas pautas do presidente. Claro que se trata também de uma estratégia de campanha, uma vez que a gestão do presidente Jair Bolsonaro está muito bem avaliada na capital e o apoio dele tem influenciado o eleitor.

No entanto, vale destacar que o prefeito tomou medidas bem divergentes da defendida pelo presidente durante a pandemia, com medidas que deixaram o comércio fechado por meses, redução de frota de ônibus, e ainda multas aos empresários. Inclusive, Emanuel acabou atraindo apoio de partidos de esquerda, como o próprio PC do B que faz parte do arco de aliança, justamente porque ter contrariado a política federal na pandemia e já ter feito críticas ao presidente.

Ainda este ano ele chegou a classificar um dos pronunciamentos de Bolsonaro, quando chamou a covid-19 de gripezinha, como “extremamente grave e muito sério”, reclamou da falta de diálogo.

No entanto, agora, pouco mais de seis meses depois, Emanuel se vê precisando do voto do eleitor bolsonarista e tenta colar no presidente. A medida também é uma forma de tentar inibir Bolsonaro de vir declarar apoio a Abílio Junior (Podemos), o que vem sendo cogitado desde o início do segundo turno, e sendo articulado sob a liderança do deputado federal José Medeiros (Podemos).

Emanuel tem aproveitado as entrevistas, inclusive, para buscar se aproximar do governo federal e tem feito questão de fazer agradecimentos ao presidente, principalmente, pelos recursos enviados pelo governo Federal para o combate à covid-19 e também para a conclusão do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), assim como para os viadutos e asfaltamento de ruas em Cuiabá.

Na realidade, o prefeito contou com uma boa articulação em Brasília, principalmente com aliados na bancada federal como o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) e o próprio filho Emanuelzinho que é do PTB, partido de um dos maiores defensores de Bolsonaro, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Com isso, Emanuel garantiu a vinda de recursos para Cuiabá.
 
 Imprimir