Imprimir

Imprimir Notícia

29/11/2020 às 11:50

Operação Maria da Penha fiscaliza cumprimento de medidas protetivas em MT

Luzia Araújo

A Polícia Militar deflagrou em 14 municípios de Mato Grosso a Operação Maria da Penha com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas pelo Poder Judiciário, através das Varas de Violência Doméstica, bem como  proteger as vítimas e  evitar a reincidência dos crimes, em especial o feminicídio.

A operação ocorreu nesta semana alusiva aos 16 dias de ativismo para o fim de violência doméstica. 

“Tivemos um resultado bastante satisfatório. É importante dizer que essa foi a 1ª operação de várias outras que irão ocorrer no mesmo sentido para desenvolver o protocolo de atendimento da Patrulha Maria de Penha”, disse a Coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar, tenente-coronel Emirella  Martins.

Na ação foram atendidos 120 processos, fiscalizados 431 medidas protetivas de urgência, e realizadas 133 visitas solidárias. Além disso, 117 mulheres que estão configuradas como vítimas nos processos foram atendidas e 97 delas irão continuar recebendo o acompanhamento da Patrulha Maria da Penha. 

Os agressores também foram visitados e 16 deles foram encaminhados para outras instituições que compõem a rede de proteção. 

Para a operação foram empregados 51 policiais, sendo três femininas e também utilizadas 23 viaturas. “Esperamos que essa operação posso impactar na vida  e segurança dessas mulheres que passaram por essa situação de violência domestica e que outras possam tomar conhecimento e denunciar porque com a denuncia temos condições de tomar conhecimento e realizar o trabalho de proteção a essas mulheres”, disse a coronel. 
 
 Imprimir