Imprimir

Imprimir Notícia

29/11/2020 às 08:00

Eleição deste domingo pode quebrar tabu; entenda

Alline Marques

Neste domingo, cerca de 370 mil eleitores vão às urnas escolher o próximo prefeito de Cuiabá, responsável por administrar um orçamento de mais de R$ 3 bilhões. Só que o resultado poderá quebrar algum tabu das eleições na capital, seja lá quem for o vencedor.

Isto porque, caso Emanuel Pinheiro (MDB) perca as eleições ele será o primeiro prefeito a não se reeleger na capital desde a criação da reeleição no país que entrou em vigor em 1997. A primeira eleição municipal que permitiu a eleição, portanto, ocorreu em 2000, quando o então prefeito Roberto França conquistou o segundo mandato.

Depois dele, Wilson Santos foi reeleito, mas acabou abandonando o segundo mandato para disputa o governo do Estado. Desde então, Chico Galindo e Mauro Mendes comandaram o município, mas não disputaram a reeleição.  

Já caso Abílio Junior (Podemos) saia derrotado nas urnas ele será o primeiro candidato a sair na frente no primeiro turno e perder uma eleição. O vereador terminou o primeiro turno com 90.631 votos, equivalente a 33,72%, enquanto Emanuel teve 82.367 votos, ou seja, 30,64%, uma diferença de 8.264 votos.

A disputa em todo o segundo turno, que contou com apenas duas semanas, foi uma das mais acirradas e polarizada dos últimos anos. O que já era esperado, uma vez que Abílio e Emanuel já vinham protagonizando embates acalorados.
 
 Imprimir