Imprimir

Imprimir Notícia

28/11/2020 às 10:19

Mais de 115,5 mil não podem votar neste domingo; saiba se está com o título cancelado

Eduarda Fernandes

Neste domingo (29), 378.097 eleitores de Cuiabá estão aptos a ir às urnas para escolher quem irá comandar o Poder Executivo da Capital nos próximos quatro anos. Contudo, outros 115.537 eleitores não poderão participar do pleito por estarem com o título eleitoral cancelado.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT), do universo de eleitores em situação irregular, 85.432 tiveram a inscrição cancelada por não terem feito o cadastro biométrico.

O principal motivo do cancelamento, o cadastramento biométrico dos eleitores de Cuiabá, começou a ser realizado em agosto de 2015, quando a Justiça Eleitoral ofertou todos os meios possíveis para a população efetuar o cadastro biométrico.

“Foram montados guichês de atendimento em órgãos públicos, na Assembleia Legislativa, nos shoppings da capital, ações itinerantes, além do atendimento diferenciado na Casa da Democracia. Fizemos atendimento por agendamento para evitar filas, tivemos situações com fila também, enfim, foram quatro anos para que o eleitor se cadastrasse biometricamente. Só após esse período é que se realizou o cancelamento”, destacou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.

O cancelamento do título também ocorre devido à ausência às urnas em três pleitos consecutivos, decisões judiciais de perdas de direitos políticos, além de falecimentos recentes. No caso da Capital, o eleitor em situação regular, mesmo não tendo comparecido ao primeiro turno, poderá votar neste domingo.

Consulte a situação do seu título pelo aplicativo e-Título, que pode ser instalado no smartphone. O eleitor pode verificar a situação eleitoral telo telefone via 0800-647-8191, ou acessar o site do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br).
 
 Imprimir