Imprimir

Imprimir Notícia

30/11/2020 às 19:44 | Atualizada: 01/12/2020 às 10:26

Esposa faz apelo por vaga de UTI para marido internado na UPA Pascoal Ramos

Eduarda Fernandes e Edyeverson Hilario

A família de Edivaldo Mariano da Silva, 59 anos, pede socorro. Ele está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos, em Cuiabá, e precisa urgentemente de um vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Edivaldo é motorista de ônibus e tem três filhos. Ele já chegou na UPA desacordado, nesta segunda-feira (30), por volta do meio-dia.

A esposa de Edivaldo, Adriana de Lara, 47, procurou o Leiagora para fazer um apelo à Central de Regulação de vagas do município que agilize a situação.  Ela conta que ele tem muitos problemas de saúde, como diabetes e pressão alta, e ainda perdeu o rim. As internações na UPA têm sido cada vez mais frequentes.

Leia também - Mato Grosso registra 158.982 casos e 4.142 óbitos por Covid-19

“Todas as vezes que venho com ele aqui na UPA, ele interna e depois mandam levar para casa. Dessa vez ele ficou pior. Deu uma parada cardíaca nele. Agora ele está aqui na UPA e precisa fazer uma hemodiálise amanhã. Ele está aqui já vai fazer 7h e até agora não tomaram uma providência de arrumar uma vaga para ele, porque ele precisa de UTI”, suplica.

A filha de Edivaldo, Maraísa Ferreira, diz que a própria unidade de saúde orientou a família a tentar uma liminar na Justiça para acelerar a transferência dele para a UTI, mas ela afirma não ter condições financeiras.

“A UPA falou que está tentando arrumar uma vaga. Aí agora falou para mim que eu tinha que ir não sei aonde para arrumar um papel, para fazer uma liminar, para conseguir uma vaga. Agora para mim conseguir uma liminar para ele até amanhã... Se esperar até amanhã ele já foi, porque do jeito que está aqui a situação dele... Já pegaram ele aqui agora e, fui lá ver dentro do quarto, já entubaram ele”, acrescenta a esposa.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e foi informada que o paciente encontra-se estável e aguardando uma vaga de UTI através da Central de Regulação.
 
 Imprimir