Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/2020 às 19:45 | Atualizada: 02/12/2020 às 20:11

Pacientes aguardam atendimento por horas e reclamam da falta de médicos; veja vídeo

Alline Marques

O caos na policlínica do Verdão é como pode se descrever o atendimento na unidade de saúde. Ou melhor dizendo, a falta de atendimento. O descaso com os pacientes começou ainda pela manhã desta quarta-feira (2) com a demora para conseguir passar por um médico. Por volta das 16h nossa reportagem esteve no local e conversou com algumas pessoas que aguardavam desde o início da manhã.

Os atendentes do local alegam ter somente um médico para toda a demanda, no entanto, em nota, a prefeitura insiste em dizer que são três e mais um no box de emergência, mesmo a reportagem tendo encaminhado os vídeos com as reclamações para a assessoria.

Alessandra, que é moradora da zona rural de Cuiabá, esteve na policlínica para acompanhar o pai que foi ferido pelo ferrão da arraia. Eles chegaram à unidade de saúde por volta das 13h e pelo menos até as 17h ainda não havia recebido atendimento. Ela, inclusive, sentou do lado de fora com o pai devido à superlotação no local.

Lucicréia é outra que estava há horas aguardando, assim como outra jovem que estava desde as 10h. A reclamação era generalizada. Uma senhora também conta que foi classificada como verde reclamou, inclusive, chegou a ir no posto de saúde do bairro, mas o enfermeiro a mandou ir para a policlínica.

Vale destacar, que em nota, a prefeitura reforçou que estes pacientes com classificação azul ou verde deveriam procurar as unidades básicas de saúde. Ainda em comunicado enviado para o Leiagora a Secretaria Municipal de Saúde explicou que as UPA’s e policlínicas seguem a tabela de classificação de risco, na qual as urgências e emergências são classificadas como vermelho e amarelo. “Estas classificações são atendidas rapidamente. As pessoas classificadas como verdes e azuis, que na prática deveriam procurar as unidades básicas de saúde, podem aguardar mais de 2h sem riscos ou danos à saúde”.

E reforçou que a Policlínica estaria atendendo com 3 médicos e mais um no box de emergência. Questionada ainda sobre as declarações de pacientes que divergem com a nota apresentada, uma vez que alguns pacientes já estavam há mais de cinco horas esperando, a prefeitura alegou que as informações eram da coordenadora da Policlínica do Verdão, mas hoje teve muitos casos amarelos e estes são atendidos antes dos demais por serem considerados emergência.
 

 
 
 Imprimir