Imprimir

Imprimir Notícia

14/12/2020 às 17:42

Procurador vence eleição e governador tem 15 dias para escolher chefe do MP

Alline Marques

O procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, somou a maioria dos votos e lidera a lista tríplice que será enviada para o governador Mauro Mendes (DEM) para escolher quem será o próximo responsável por comandar o Ministério Público Estadual (MPE) para o próximo biênio.

A tendência é que ele seja mantido já que venceu a disputa interna e, geralmente, o chefe do Executivo tende a escolher o primeiro da lista. Inclusive, foi Mendes que nomeou Borges em 2019. O procurador obteve 142 votos e disputou com o procurador Flávio Cézar Fachone que somou 123 votos.

A votação para a eleição da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, biênio 2021/2023, teve início na sexta-feira (11) e se estendeu até as 17h do dia 14 de dezembro. 

Pela primeira vez, a escolha ocorreu exclusivamente por meio de sistema eletrônico de captação de votos. Ao todo 246 membros estavam aptos a votar nesta eleição, porém, a soma dos votos excedeu o total porque era possível votar nos dois concorrentes ao cargo. A votação é sigilosa. 

PROCEDIMENTO

Com a votação, os membros do MPMT definem o primeiro e o segundo colocados da lista. Na sequência, haverá a homologação pelo Colégio de Procuradores de Justiça e no primeiro dia útil de 2021 a lista será encaminhada ao governador do Estado, que terá até 15 dias para promover a nomeação do novo chefe da instituição. A solenidade de posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro.
 
 Imprimir