Imprimir

Imprimir Notícia

01/01/2021 às 08:00 | Atualizada: 01/01/2021 às 08:03

Em ano atípico, ‘coronavírus’ liderou grande parte das pesquisas no Google; confira lista

Edyeverson Hilario

O ano está terminando e como de práxis, o Google divulgou a lista das principais buscas feitas na plataforma durante o ano de 2020. Como já era de se esperar, o coronavírus liderou grande parte das buscas feitas no Brasil.
 
A multinacional elencou as principais buscas do ano nas categorias "O que é?", personalidades, campeonatos esportivos, acontecimentos, aprender, como fazer, em casa, filmes, games, mortes, perguntas, receitas, séries e TV.
 
Nas “Buscas do ano”, o ranking foi liderado por “coronavírus”, seguidos por auxílio emergencial, Eleições 2020, Eleições EUA e BBB 2020.
 
Como também era de se esperar, o complemento da pergunta “O que é?” esteve relacionada à pandemia e a palavra “Lockdown” foi a que o brasileiro mais pesquisou na plataforma. O curioso é que dessa categoria, todas as buscas estiveram relacionadas à doença e suas causas sociais e até econômicas. Quarentena, pandemia, cadastro único e coronavírus terminaram o ranking dos cinco primeiros questionamentos.
 
Na categoria personalidades, cinco homens se destacaram no Brasil. O primeiro foi o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Em segundo lugar veio o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele foi tirado da pasta no início da pandemia do coronavírus no Brasil, após ter divergências com o presidente Bolsonaro.
 
A terceira personalidade mais buscadas no Google foi o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, seguido do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O ex-juiz, responsável por grande parte dos julgamentos da Operação Lava-Jato, deixou o governo depois de ter feito sérias denúncias de que Bolsonaro estaria tentando interferir nos trabalhos da Polícia Federal, na tentativa de proteger um de seus filhos. Em último lugar ficou o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.
 
Na categoria “Acontecimentos”, o coronavírus também liderou o ranking, seguido de Eleições 2020 e Eleições EUA. Em terceiro lugar ficou o “Caso Mariana Ferrer”, que ficou conhecido após o site The Intercept Brasil relatar o caso e criar o termo “Estupro Culposo”, para explicar a sentença que inocentou o suspeito de ter estuprado a influenciadora. A expressão polêmica foi motivo de muita discussão em todo o Brasil e o caso, que antes era comentado de forma muito tímida na internet, ganhou repercussão nacional. Em último lugar ficou a contestada “Nota de R$ 200”.
 
Neste ano, a categoria “Aprender" foi liderada por tocar violão. O segundo lugar ficou em aprender espanhol, seguido de italiano e pasmem: aprender coreano.
 
No esporte, na categoria Campeonatos/Liga esportivas foi liderada por Copa do Brasil, seguida de Brasileirão, NBA, Campeonato Paulista e Champions League.
 
O coronavírus voltou a aparecer na categoria "Como fazer". Das cinco principais buscas, o assunto ficou em quatro delas. Como fazer máscara de tecido foi o tutorial mais buscado no Google, seguido de como fazer álcool gel, como fazer o cadastro único, como fazer avatar do Facebook e como fazer cadastro do auxílio emergencial.
 
Já nas buscas "em casa" o bom e velho, 'exercícios para fazer em casa' foi o mais buscado, seguido de ‘como fazer máscara em casa?', 'fotos em casa', 'horta em casa' e 'academia em casa’.
 
Na categoria filmes, o longa Pantera Negra foi o que liderou o ranking. Em seguida veio os filmes 365 dias, Milagre da Cela 7, Parasita e Frozen 2.
 
Entre os games, o divertido jogo Among Us foi o mais pesquisado durante o ano. Em seguida veio o Valorant, Fall Guys, Genshin Impact e o The Last of Us 2.
 
Nas mortes, a busca sobre o ídolo do futebol, Diego Maradona liderou o ranking. O ex-craque morreu depois de uma parada cardiorrespiratória. Ele se recuperava de uma cirurgia no cérebro, quando teve um mal súbito. Sua morte gerou uma comoção mundial. A morte do ator e intérprete do Louro José, Tom Veiga. A morte do ex-jogador de basquete Kobe Bryant, foi a terceira mais pesquisada no Google, seguida da morte de Naya Rivera e Flávio Migliaccio.
 
Entre as perguntas, “Quem matou Max?” foi a mais buscada. A dúvida faz parte da trama da novela Avenida Brasil, reprisada pela Globo neste ano. Já que as gravações tiveram que ser paralisadas, devido à pandemia do coronavírus. ‘Quem sai do BBB?’, ‘Quem ganhou as eleições nos Estados Unidos?’ e ‘Como justificar o voto?’, foram as demais perguntas.
 
Na culinária, receitas de pão caseiro foi a mais buscada, seguida de brigadeiro de colher, bolo de cenoura, pão doce e pão recheado.
 
Na categoria séries, a The Witcher foi a mais pesquisada na plataforma. Cobra Kai, Anne With E, Manifest e Elite, vieram em seguida.
 
Já a categoria TV, foi liderada por BBB 2020, acompanhada de CNN Brasil, A Fazenda 2, Bom Sucesso e Amor de Mãe.
 
 Imprimir