Imprimir

Imprimir Notícia

12/01/2021 às 15:31 | Atualizada: 12/01/2021 às 15:32

Presidente do Indea alega surpresa com denúncia de assédio e ‘aguarda sereno’ por depoimento

Camilla Zeni

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Marcos Catão Dornelas Vilaça, se disse surpreso com uma denúncia de assédio sexual registrada contra ele. Ainda, afirmou que aguarda “sereno” ser convocado para depor sobre o caso. 

Por meio de nota assinada por sua defesa, patrocinada pelo advogado Francisco Faiad, Marcos Catão esclareceu que soube do caso apenas semanas depois que um boletim de ocorrência foi registrado contra ele. Então, procurou a Delegacia da Mulher para conseguir uma cópia integral da denúncia e pedir para ser ouvido. Contudo, ainda não foi chamado.

Faiad ainda afirmou que o cliente pediu na Corregedoria Geral do Estado (CGE) para que um procedimento fosse aberto, com o objetivo de apurar a denúncia. No entanto, também não teria obtido retorno.

Leia também - Prefeito denuncia Thelma de Oliveira por uso ilegal da conta do município

“O Sr. Marcos tem a consciência tranquila de que nunca cometera qualquer ato de assédio ou importunação sexual contra quem quer que seja, tendo agido sempre com respeito e hombridade nas relações com os demais servidores do Indea, do qual é servidor de carreira”, afirmou o advogado, por meio da nota.

A nota ainda afirma que Marcos Catão espera “sereno” para ser convocado para depoimento e que defende que o caso seja apurado em todas as esferas, administrativa e criminal, “quando sua inocência será declarada”.

Relembre

Na noite dessa segunda-feira (11) veio à tona um boletim de ocorrência registrado contra o presidente do Indea por uma jovem de 19 anos, que teria atuado como sua secretária durante 2020. 

No boletim, a jovem contou que, em uma das ocasiões que precisou entrar na sala do chefe, o presenciou acariciando o pênis, por cima da calça, enquanto olhava fixamente para ela. No dia seguinte a jovem pediu a exoneração do cargo. 

Após a divulgação do caso, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) se posicionou publicamente, cobrando uma resposta do governo do Estado. Ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a parlamentar pediu que o presidente seja afastado até que tudo seja investigado.

Abaixo, confira na íntegra a nota do advogado:

Na qualidade de advogado do Sr. Marcos Catão Dornelas Vilaça, presidente do INDEA/MT, venho esclarecer que o mesmo foi surpreendido com a denúncia formulada pela Srta.* em 16 de novembro de 2020 junto à Delegacia da Mulher de Cuiabá, quando também pedira exoneração do cargo de Assessoria Técnica III do INDEA, alegando importunação sexual.

No início de dezembro Marcos requereu junto a Delegacia da Mulher cópia integral da denúncia e o direito de ser ouvido, não tendo obtido nenhuma resposta até a presente data.

Também requereu junto à Corregedoria que fosse aberto um procedimento para investigar a denúncia da Assessora, não tendo obtido nenhuma resposta até hoje.

O Sr. Marcos tem a consciência tranquila de que nunca cometera qualquer ato de assédio ou importunação sexual contra quem quer que seja, tendo agido sempre com respeito e hombridade nas relações com os demais servidores do INDEA, do qual é servidor de carreira.

Aguarda sereno ser convocado para depor na Delegacia da Mulher e ter os fatos investigados na seara criminal e administrativa, quando sua inocência será declarada.

Cuiabá, 11 de janeiro de 2021.


*Apesar de constar na nota enviada pela defesa de Marcos Catão, o nome da vítima foi censurado pela reportagem para preservação de sua identidade.
 
 Imprimir