Imprimir

Imprimir Notícia

13/01/2021 às 09:05

MT tem 3 milhões em seringas e preparado para dar início à vacinação

Camila Zeni

O governador Mauro Mendes assegurou que Mato Grosso tem 3 milhões de seringas em estoque para dar início à vacinação no Estado e preparado para a logística de distribuição. Diante do desempenho insatisfatório do Governo Federal em conduzir o Plano Nacional de Imunização, o governador procurou um diretor da Pfizer no Brasil, contudo este informou via whatsapp que a empresa só negocia com os governos federais.

“O Governo Federal vai comprar as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan. Mas a gente percebe que há um jogo entre querer fazer e não querer fazer. Fala que não quer fazer a vacinação, depois fala que quer fazer. Até agora não houve nenhuma compra efetiva, hoje tenho uma conversa com o assessor do ministro da Saúde e a previsão é que a distribuição ocorra até o fim do mês e caberá aos Estados fazer a vacina chegar aos municípios”, disse o governador em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quarta-feira (13).

Depois da chegada das vacinas, caberá a Secretaria de Estado de Saúde (SES) chegar aos 141 municípios e começar a imunização de acordo com o que foi estabelecido no Plano Nacional de Imunização, iniciando pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente, depois os idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da segurança pública.  

Na próxima semana, o Ministério da Saúde deve se reunir com os governadores, representantes do Congresso e da Poder Judiciário sobre a vacinação contra a COVID-19 no país. A reunião estava marcada para ter ocorrido ontem (12), mas foi desmarcada.
 
 
 Imprimir