Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2021 às 08:28 | Atualizada: 14/01/2021 às 08:30

Secretária de Saúde diz que Cuiabá tem um plano de vacinação mas não detalha funcionamento

Edyeverson Hilario

Durante um debate sobre a vacinação contra a Covid-19, realizado na Câmara Municipal de Cuiabá, a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, disse que a prefeitura já possui um plano para a imunização dos moradores da capital. Sem dar detalhes de como serão as ações, ela afirmou que as vacinas devem chegar no próximo mês e que a prefeitura vai ter o que precisa.

A responsável pelo planejamento da vacinação em Cuiabá informou que o programa deve ser divulgado ainda nesta semana, pois é esperado que o prefeito e as comissões do comitê de enfrentamento ao covid valide o cronograma nos próximos dias. 

Segundo ela, resta “apenas alinhar o modelo que a gente já desenhou dentro da secretaria de Saúde". Ela ainda adiantou que vai conversar com o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo nesta quinta-feira (14), para discutir a estratégia. Apesar de falar que o programa já está estruturado, Ozenira disse que o plano não é fechado e está aberto a sugestões.

Quanto aos insumos e materiais necessários para a vacinação, a secretária disse que “estão em processo de organização e de contratação de armazenamento em conjunto com o Ministério da Saúde”. Segundo ela, o Governo Federal e o Estado vão enviar insumos suficientes para a vacinação.

Mas assegurou que “de maneira preventiva, estão fazendo um reajuste de preço. “Trabalhando um pregão para registrar o preço para que a gente possa, caso haja problemas com seringa e agulha”. Contudo, ela disse que os governos do Estado e Federal garantiram que a prefeitura não precisa se preocupar com os insumos.

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), presidente da comissão que está acompanhando o plano de vacinação na Câmara Municipal disse que o objetivo é que haja um plano de vacinação integrado, envolvendo o Governo e prefeitura. 

A preocupação do comitê é com a chegada da vacina e depois com a capacidade de armazenamento, aplicação do medicamento e a logística. Segundo ele, até o fim do mês o grupo vai fazer um levantamento para avaliar como está o preparo da prefeitura para o processo de imunização. 

Para a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT), Hildenete Monteiro Fortes, é preciso ter uma estratégia única. "É uma ação que precisa envolver todo o Estado,  não só do município de Cuiabá e seja realizada ao mesmo tempo”. 

A médica ainda comentou que a CRM não tem autonomia para definir qual vacina comprar para a imunização dos cuiabanos, e assegurou que só com a vacina é possivel frear o aumento de incidência do coronavírus. "A vacinação precisa ocorrer em outros municípios que estão tendo incidência alta de infecção". 
 
 Imprimir