Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2021 às 07:00 | Atualizada: 14/01/2021 às 07:00

Governador classifica como ‘imbecilidade’ declarações do presidente da França sobre produção de soja

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Camilla Zeni

O governador Mauro Mendes (DEM) reagiu duramente às declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre o desmatamento na Amazônia e a produção de soja no Brasil.

“Ele fala de algo que não conhece. Ele está falando, na verdade, uma imbecilidade para um presidente que tem o dever de defender a sua economia, os seus produtores, que é grande concorrente do Brasil. A fala dele não tem a menor âncora na verdade e é uma fala irresponsável com aquilo que nós somos ambientalmente”, declarou o governador em entrevista à imprensa, na noite desta quarta-feira (13).

Leia também - Declaração de Macron sobre soja mostra completo desconhecimento, diz Mapa

Na terça-feira (12), o presidente francês afirmou que “continuar a depender da soja brasileira seria ser conivente com o desmatamento da Amazônia". Em vídeo publicado em sua conta oficial do Twitter, Macron fala em "não depender mais" da soja brasileira e produzir o grão na Europa. "Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa", afirmou o presidente.

Mauro Mendes avaliou como “lamentável que um presidente de um país tão importante como a França faça uma declaração tão irresponsável como essa” e desafiou Macron a provar que tem ao menos 10% dos ativos ambientais que Mato Grosso possui.

Caso o presidente concretize a ameaça e pare de comprar soja do Brasil, Mauro ironiza dizendo que será muito bom para os franceses. “Porque aí vão poder vender mais, porque são ineficientes e incompetentes, junto do seu Macron, e ficam falando aquilo que não é verdade”.

Por fim, Mauro desafiou qualquer região do planeta a provar que produz alimentos e mantenha 62% do território preservado. “Mato Grosso tem isso. Então isso tem que ser respeitado pelo Macron e pelo mundo”, rebateu.
 
 Imprimir