Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2021 às 12:10 | Atualizada: 14/01/2021 às 13:19

Vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá pode começar dia 20 de janeiro

Kamila Arruda

Os cuiabanos poderão começar a ser vacinados contra o coronavírus (Covid-19) já na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que participou de uma reunião entre prefeitos de capitais e o ministro da Saúde Eduardo Pazuello na manhã desta quinta-feira (14).

“Nessa reunião o ministro nos adiantou que, a princípio, depende da liberação emergencial ou definitiva da Anvisa, nós vamos nos preparar para a campanha de vacinação na quarta-feira, dia 20 de janeiro, para grupos determinados”, pontuou o emedebista.

De acordo com ele, os primeiros a serem vacinados na Capital serão idosos com mais de 60 anos, e os profissionais da saúde. O Ministério da Saúde também solicitou que fosse integrado nessa primeira remessa os profissionais da Educação.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, cerca de 150 mil pessoas devem ser vacinadas nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra o cornavírus.

“Se não mudar esses grupos já definidos para a primeira fase, Cuiabá estaria falando de universo de 125 a 150 mil pessoas que iriam receber as duas doses da vacina, até por uma questão de logística. Serão mais ou menos 400 mil doses”, disse.

A expectativa, segundo ele, é que no próximo mês sejam liberados mais doses para dar continuidade a campanha de vacinação e tender os demais grupos.
“Está sendo liberado nessa primeira fase para o Brasil 8 milhões de vacinas, sendo 6 milhões do Butantan e 2 milhões da Fiocruz, e com uma projeção de uma aumento significativo de 30 milhões para fevereiro, 40 milhões de doses para março e abril, para daí por diante para toda população ser imunizada”, completou.

Pinheiro afirma que optou por aderir à campanha nacional de vacinação por segurança. “O que Cuiabá mais quer, o que a prefeitura mais quer é vacinar a população, imunizar a população. Entretanto, com toda responsabilidade e segurança que apenas, oficialmente, a Anvisa e o Ministério da Saúde pode nos dar, assegurar. E esse e o caminho escolhido com responsabilidade pela prefeitura de Cuiabá”, finalizou.

 
 
 Imprimir