Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2021 às 19:30

‘Em 15 dias nós não teremos leitos de UTI disponíveis’, alerta secretário estadual de Saúde

Eduarda Fernandes

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, estima que dentro de 15 dias o Estado de Mato Grosso não terá mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos diagnosticados com a covid-19.

“Levando em consideração as condicionantes presentes no momento, o elevado crescimento de casos linearmente no Estado, elevado crescimento de demanda pela internação hospitalar - seja enfermaria, seja em UTI -, já chegamos agora de manhã a 66% de ocupação dos leitos de UTI, fechamos a tarde de ontem em 63%. Nessa tendência, uma média de dois a três pontos percentuais de aumento por dia, em 15 dias nós não teremos leitos de UTI disponíveis”, disse Gilberto em coletiva de imprensa concedida na manhã desta quinta-feira (14).

Leia também - Em 24 horas, MT registra mais 20 mortes e 1875 novos casos de Covid-19

A fala ocorreu após reunião que tratava da escolha da modalidade de retorno às aulas na rede estadual de ensino. A projeção faz com que o Governo do Estado tenda a optar pelo retorno não presencial. Uma decisão oficial será anunciada nesta sexta-feira (15).

No final da tarde de hoje, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) indicava que a taxa de ocupação das UTIs adulto subiu ainda mais, chegando a 68.80%.

De ontem para hoje, 1.875 novos casos de coronavírus foram confirmados no Estado, além de 20 mortes causadas pela doença. Dos 195.988 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso desde o início da pandemia, 7.938 pacientes estão em isolamento domiciliar e 182.330 estão recuperados.

O número de novos casos diários e de pacientes em isolamento domiciliar também tem crescido consideravelmente dia após dia.
 
 Imprimir