Imprimir

Imprimir Notícia

17/01/2021 às 15:05

Prometeu emagrecer em 2021? Nutricionista fala sobre os riscos da dieta sem acompanhamento profissional

Luzia Araújo

A chegada de um ano novo é para muitos a oportunidade de fazer novas metas e mudar o estilo de vida. Nas listas de desejos a meta de emagrecer aparece na grande maioria delas, porém antes de começar uma dieta, é preciso tomar alguns cuidados, para não deixar o sonho de perder peso, se tornar um pesadelo. 

A nutricionista e especialista em nutrição esportiva e personal diet, Ana Nilva Figueiredo Madeira, disse que mais de 50% dos seus pacientes buscam pelo emagrecimento e que esse tipo de orientação aumenta com a chegada do ano novo. Entretanto, muitas pessoas ainda arriscam a própria saúde, fazendo dieta por conta próprio, e isso é um erro gravíssimo, que pode desencadear doenças.
 
Procurar um médico e um nutricionista quando a promessa é reduzir peso é o ideal, alertou a especialista. “Fazer o acompanhamento com um profissional é indispensável, porque é preciso fazer exames completos antes de iniciar qualquer dieta. Laboratoriais, bioquímicos e, principalmente, os hormonais, porque muitas pessoas fazem dieta por conta, mas estão com uma disfunção hormonal e aí o emagrecimento é bloqueado, além de outros fatores que podem estar descompensados e que precisam ser ajustados, tanto pela alimentação e, se necessário, com alguma suplementação ou tratamento medicamentoso”.

Outro erro muito comum é buscar por dietas na internet, destacou a nutricionista. Ana Nilva  explicou que na web é possível encontrar vários tipos de dietas e estratégias nutricionais, com jejum intermitentes, low carb e dieta paleolítica, que podem ser usadas por um bom profissional, mas que não servem para todo mundo. 

“Eu falo que o Google tem todas as dietas, menos a sua. Existem algumas particularidades e cuidados, que devem ser tomados, porque, às vezes, a pessoa pode ter uma comorbidade associada, uma doença crônica generativa ou, até mesmo, uma doença silenciosa, como pressão arterial sistêmica elevada. Até mesmo as dietas com produtos naturais se fazem necessário as orientações. Por exemplo, a pessoa está consumindo muito gengibre e ela tem pressão alta e não sabe. O gengibre é mega termogênico, vai dar aceleração e se torna um risco para saúde. Então, o ideal é fugir de dietas malucas”. 

A busca pelo resultado imediato também pode prejudicar na meta de perder peso. “As pessoas não têm paciência. Elas querem o imediatismo para ainda aproveitar o verão, nos meses de janeiro e fevereiro.  Costumo dizer que isso é uma redução falsa, porque primeiro eliminamos a água. Depois se você não tiver um treino e não tiver orientado, perdemos músculo e por último oxidamos a gordura. Então, é importante fazer metas realistas”.

Ainda sobre emagrecer em pouco tempo, Ana Nilva disse também que “o uso de inibidores de apetites e laxantes são outros preocupantes. Os laxantes acabam com a flora intestinal e inibidores podem desencadear para um quadro de depressão”. 

A especialista destacou que a dieta sem orientação de um profissional pode desencadear inúmeros agravantes, como ansiedade, compulsão alimentar, carência nutricional e até transtornos nutricionais, como bulimia e anorexia. “Os profissionais podem ajudar orientando com cardápios seguros e eficientes, de acordo com o perfil, a rotina e o objeto do paciente”. 

A nutricionista separou 5 dicas para emagrecer de forma saudável:
 
- Procure um profissional 
- Faça um diário alimentar para  detectar o que ela está faltando na sua alimentação. 
- Se hidrate e faça o cálculo de ingestão hídrica 
- Faça lista de compra mais direcionada para hábitos alimentares saudáveis;
Cuidar da saúde mental e dormir bem. 
 
 Imprimir