Imprimir

Imprimir Notícia

21/01/2021 às 14:26 | Atualizada: 21/01/2021 às 14:27

Setor metroferroviário vê mudança de VLT para BRT 'equivocada' e critica dados

Camilla Zeni

Entidades nacionais do setor metroferroviário emitiram uma carta-manifesto contra a decisão do governo mato-grossense de mudar a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT). Conforme as organizações, a mudança foi pautada "sem estudos técnicos suficientes". 

Na carta, as entidades afirmam que a visão técnica do setor metroferroviário aponta o oposto do que foi decidido pelo governo do Estado, no sentido de que a implantação do VLT continua sendo mais viável do que a mudança do modal.

"O projeto do VLT Cuiabá-Várzea Grande está muito avançado enquanto o do BRT está em fase ainda preliminar, sem estudos definitivos, projetos básicos, executivos, licenças ambientais… o que torna impossível avaliar a alternativa BRT corretamente e, menos ainda, compará-la com o VLT", apontaram.

Conforme as entidades, o VLT seria a melhor escolha para fazer o trecho entre as cidades em razão de critérios como menor custo para a conclusão das obras, maior interesse público, menor tempo para implantação, já ter material rodante (vagões) adquiridos, maior velocidade operacional e menor custo operacional, uma vez que carrega mais passageiros por menos unidades.

As entidades ainda afirmaram que desde outubro de 2020 tentam participar de audiência com o governador Mauro Mendes (DEM), no intuito de debater a viabilidade dos modais de transporte, mas não obtiveram sucesso.

"Em respeito à engenharia, aos estudos nacionais e internacionais, aos projetos de sucesso já implantados, aos procedimentos administrativos e legais, às portarias interministeriais que norteiam o setor, aos recursos públicos já investidos, aos contratos de financiamento público em curso, propomos um amplo debate público para que a verdade venha à tona e com ela fique definitivamente claro que a decisão correta para o caso em tela é terminar a obra do projeto LT Cuiabá-Várzea Grande", pediram.

O documento é assinado pelos Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviário (Simefre), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Associação Latino-Americana de Ferrovias (Alaf) e pelo Instituto de Engenharia.

Apontamentos 

No relatório anexo à carta, as organizações rebatem, ponto a ponto, das alegações utilizadas pelo Governo de Mato Grosso para justificar a mudança do modal, que foi anunciada à sociedade no dia 21 de dezembro.

Confira alguns pontos levantados pela entidade:

Sobre matriz energética
Sobre tarifa
Custos para conclusão da obra
Tempo de implantação

Risco para implantação do modal
Número de veículos

Confira o relatório técnico na íntegra aqui.
 
 Imprimir