Imprimir

Imprimir Notícia

22/01/2021 às 16:04 | Atualizada: 22/01/2021 às 16:04

Prefeito pode aprovar aumento de 2,2% na taxa água e esgoto em Cuiabá

Edyeverson Hilario

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), aprovou nessa quinta-feira (19), o aumento de 2,2% na taxa da água e esgoto da capital. Com a autorização do órgão, a decisão agora vai para as mãos do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e caso aprovado, deve entrar em vigor a partir de abril.
 
O aumento da água e esgoto em Cuiabá estava previsto para acontecer em março de 2020. Na época, a taxa teria um reajuste de 6,03%, contudo, as tratativas foram travadas por conta do avanço da pandemia do coronavírus. Por esse mesmo motivo a prefeitura decidiu, inclusive, proibir o corte de água em Cuiabá.
 
A vigência do decreto que determinava a suspensão de cortes acabou, mas a pandemia e seus efeitos, ainda não. O que tem causado a manifestação do vereador Diego Guimarães (Cidadania), que afirma que não é momento para essa mudança e ainda questiona quais são as justificativas para o aumento.
 
"Nós temos hoje uma inflação muito alta no país como um todo. Esse reajuste de água é mais uma conta que o cidadão não aguenta pagar. É hora de o prefeito sentar com a empresa, fazer um acordo, segurar esse aumento e jogar para frente, se for o caso”, justificou.
 
O vereador comentou que devido a pandemia muitas pessoas estão não só infectadas, mas desempregadas, e não dá para penalizar o cidadão neste momento. "Muitas pessoas não estão tendo condições. Tem muita gente passando necessidade”, argumentou.
 
O vereador ainda disse que questionou a Arsec sobre os motivos que justificaram a aprovação do aumento. Segundo ele, o documento enviado pela Agência apresenta apenas o cálculo da tabela paramétrica que define o valor da tarifa, mas não demonstraram o serviço que é prestado.
 
Por isso, criticou a agência por aceitar o pedido das Águas Cuiabá sem verificar e sem demonstrar em documento o cumprimento de algumas metas estabelecidas no contrato. "Eu acho que na mesma prestação de contas deveria ser demonstrado o que o Águas Cuiabá vem fazendo”.
 
Diego adiantou que caso o Emanuel aprove o aumento da tarifa, vai entrar com recurso no Ministério Público, solicitando que a decisão seja suspensa.
 
 Imprimir