Imprimir

Imprimir Notícia

25/01/2021 às 15:20

Em 5 dias, Cuiabá aplica 3,7 mil doses de vacinas e atinge 18% do grupo 1

Leiagora

Das 8.027 doses da vacina Coronavac disponibilizadas pelo Governo Federal à Prefeitura de Cuiabá, 3.787 já foram usadas, o equivalente a 47% do primeiro lote. Nesta fase, são vacinadas as pessoas do grupo 1, ou seja, os trabalhadores da Saúde. Na Capital, estima-se que haja mais de 21 mil pessoas neste grupo, de modo que pouco mais de 18% foi vacinado até o momento.

A expectativa é que mais doses da vacina cheguem para o município nos próximos dias. Segundo a secretária municipal de saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, a pasta está aguardando a resolução do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

“Nós ainda não sabemos o quantitativo que vamos receber de novas doses. Ainda aguardo a resolução do Conasems e acredito que lote a gente vá finalizar a vacinação das unidades que são exclusivas de covid”, explica.

Na Capital, a campanha municipal de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” ocorre no Centro de Eventos do Pantanal.

Denúncia de fura-fila
A respeito das denúncias de pessoas que poderiam estar “furando fila”, a secretaria informou que em caso de irregularidade, o trabalhador sofrerá sanções. No entanto, Ozenira afirma que as denúncias que chegaram à SMS até o momento não possuem fundamento de desvio de conduta.

“O pessoal está muito centrado na questão do profissional de saúde, pensando no médico e no enfermeiro. Contudo, está muito bem definido no plano nacional que são trabalhadores da saúde, e isso envolve o recepcionista, o pessoal de limpeza, o médico, a enfermeira, enfim, todos são trabalhadores da saúde. Os trabalhadores que foram denunciados até agora, são porque não são profissionais de saúde com formação, mas sim trabalhadores na Saúde. Mas vamos apurar qualquer desvio e dar sanções em caso de irregularidade”, diz.

A gestora acredita que a partir desta semana a população comece a compreender com mais clareza quais os profissionais que estão aptos a se vacinarem e esperem para fazer o agendamento do cadastro, até que chegue a vez do seu grupo de classificação.

 
Com informações da Prefeitura
 
 Imprimir