Imprimir

Imprimir Notícia

25/01/2021 às 18:19 | Atualizada: 25/01/2021 às 18:32

Quase um ano depois, é preso o segundo suspeito de matar o presidente do PC do B em Jaciara

Eduarda Fernandes

Quase um ano depois, foi preso o segundo suspeito de participação no assassinato do ativista e presidente municipal do PC do B em Jaciara, Afonso João Silva. Ele era líder comunitário rural no assentamento Renascer União da Vitória, que fica a cerca de 50 quilômetros da área urbana às margens da rodovia BR-364, local onde foi morto. O crime ocorreu em 14 de fevereiro de 2020.

Naquele mesmo dia, a Polícia Militar prendeu o primeiro suspeito de envolvimento no assassinato. Já na manhã desta segunda-feira (25), policiais receberam informações sobre o paradeiro do segundo suspeito e o prenderam em sua residência, no bairro Francisco Martelli, em Jaciara.

Leia também - Presidente do PC do B é assassinado a tiros em acampamento rural

O homem tem 24 anos e também era procurado por um roubo ocorrido no dia 5 deste mês em um supermercado da cidade. Acompanhado de seu advogado, ele foi conduzido à delegacia de Jaciara para demais medidas legais e apuração complementar dos dois crimes.

O crime
De acordo com testemunhas, por volta das 20h de sexta (14 de fevereiro de 2020), alguns moradores da localidade ouviram disparos de arma de fogo. Contudo, por se tratar de algo corriqueiro, tendo em vista a presença constante de caçadores na região, não deram importância aos disparos.

Na manhã do dia seguinte, quando foram à residência de Afonso, ele estava caído no chão, sem sinais vitais e com marcas de perfurações por arma de fogo.
Afonso ficou conhecido por liderar a luta dos moradores da Associação União da Vitória, que disputavam terras com a Usina Pantanal do Grupo Naoum. A luta já durava quase 20 anos. As terras são de propriedades da União.
 
 Imprimir