Imprimir

Imprimir Notícia

26/01/2021 às 10:06 | Atualizada: 26/01/2021 às 10:16

MT recebe 10 pacientes de Rondônia nesta terça

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Maria Clara Cabral

Mato Grosso deve receber ainda nesta terça-feira (26) cerca de 10 pacientes transferidos de Rondônia, estado que passa por um colapso no sistema de saúde e já não tem mais número de leitos disponíveis para atender pacientes com covid-19. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM), afirma que essa prática será recorrente no Estado a partir de agora.

”Fomos demandados pelo estado de Rondônia. Nossa equipe está em entendimento do sistema de regulação da Secretaria de Saúde do estado de Rondônia para que Mato Grosso possa receber 10 pacientes de UTIs ainda hoje” disse.

De acordo com o democrata, nesse momento não há que se falar em leitos exclusivos do estado, tendo em vista que todo o Brasil integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos atender dentro do princípio do Sistema Único de Saúde. Não existe leitos exclusivos de Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, existe leito SUS e nesse momento temos que ser solidários com o estado que está colapsado de leitos”, pontuou.

O integrante do primeiro escalão estadual afirma que, apesar do aumento no número de casos do novo coronavírus, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva UTI's em Mato Grosso ainda está controlada, o que propicia o atendimento de pacientes de outros estados.

“Tem estados colapsados precisando de leitos, e nós temos leitos a disposição. Por isso, vamos receber pacientes de outros estados, começando a partir de hoje”, completou.
 
 Imprimir