Imprimir

Imprimir Notícia

27/01/2021 às 07:37 | Atualizada: 27/01/2021 às 16:57

MT tem 130 leitos de UTI disponíveis para pacientes com covid-19

Eduarda Fernandes

A última atualização do painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), feita nessa terça-feira (26), informa que Mato Grosso possui 130 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes adultos com covid-19. Atualmente, 273 pessoas diagnosticadas com a doença pandêmica estão internadas em UTI. Outras 307 estão em enfermarias públicas e 7.696 estão em isolamento domiciliar.

Ainda nessa terça, o Estado começou a receber pacientes em estado grave, diagnosticados com o coronavírus, vindos de Rondônia. Lá, o colapso da rede pública de saúde não é mais iminente, é realidade. Até o final do dia, o Governo do Estado divulgou a chegada de duas pessoas, com 60 e 70 anos. Outros oito são esperados.

Leia também - MT deve abrir 70 novos leitos de UTI para covid-19 e teme mutação do vírus

Para tentar evitar o agravamento da situação, considerando a segunda onda da pandemia já vigente no país - em alguns Estados mais intensa que outros - o Governo de Mato Grosso anunciou ontem a abertura de 70 novos leitos de UTI para atender pacientes infectados pelo vírus. Devem ser abertos dentro de 10 dias.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, serão 10 em Rondonópolis, 10 em Primavera do Leste, 10 em Sinop e 40 no Hospital Estadual Santa Casa, localizado em Cuiabá.

Gilberto - que no dia 14 deste mês previu que em duas semanas não haveria mais leitos de UTI disponíveis no Estado - ontem garantiu que o índice está estabilizado, sem aumentos significativos. A taxa de ocupação das UTIs da rede SUS no Estado está em 67.92% e nos últimos dias oscilou, chegando a ultrapassar 70%.

Gilberto, contudo, não faz previsões garantidamente otimistas. É parcimonioso e não descarta o aumento no número de casos nos próximos dias, tendo em vista a mutação do vírus já registrada em outros Estados brasileiros.

Considerando um cenário hipotético, o Estado deve ter 200 leitos quando os novos forem abertos, caso a taxa de ocupação atual permaneça estável.

Confira aqui o último boletim epidemilógoco divulgado pela SES e a distribuição de leitos por hospital na página 2.
 
 Imprimir