Imprimir

Imprimir Notícia

30/01/2021 às 08:56 | Atualizada: 30/01/2021 às 08:57

Abrafrigo pede que trabalhadores de frigoríficos sejam inclusos no grupo prioritário de vacinação

Edyeverson Hilario

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) enviou um oficio para os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, pedindo que os trabalhadores das indústrias frigorificas sejam vacinados junto com o grupo prioritário.

Eles alegam que o setor é um dos mais vulneráveis aos problemas criados pelo coronavírus. Situação que, segundo eles, já foi demonstrada em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. No documento, acrescentaram que o risco de disseminação do vírus é alto, dentro das plantas frigoríficas e, os contágios podem paralisar as atividades.

“A maior vulnerabilidade da indústria de carnes, em face do trabalho intensivo, ambientes fechados e climatizados, exige a intercessão dos ministérios junto às secretariais estaduais de saúde para que procedam a imediata vacinação desta classe industrial”, diz trecho do ofício.

A associação ainda reconhece que os trabalhadores industriais, que inclui os colaboradores dos frigoríficos já foram inclusos entre os grupos prioritários para a receber a imunização, por fazerem parte da cadeia de produção de alimentos e, por isso, ser essencial. Contudo, pede que a aplicação da vacina seja feita de forma imediata, para preservar a saúde desses profissionais.
 
 Imprimir