Imprimir

Imprimir Notícia

15/02/2021 às 16:58

Troca de nome em escola causa desgaste

Leiagora

A troca do nome de uma escola em Cáceres gerou um desgaste que poderia ter sido evitado por parte do governo estadual e agora fez com que o deputado Lúdio Cabral (PT), oposicionista de plantão, aproveitasse para apresentar um projeto de decreto legislativo para revogar a mudança de nome da Escola Estadual Natalino Ferreira Mendes, em Cáceres.

O parlamentar argumenta que o governador tomou a decisão de retirar o professor Natalino do nome da escola sem discutir com a comunidade escolar, o que revoltou a população cacerense. O projeto de Lúdio susta os efeitos do decreto nº 821/21, que foi assinado pelo governador, pelo chefe da Casa Civil e pelo secretário de Educação, e publicado no Diário Oficial na semana passada, criando a Escola Estadual da Polícia Militar "CB PM RR Davi Maciel de Campos" onde hoje funciona a escola Natalino Ferreira Mendes.

O assunto está desde semana passada rendendo não apenas entre os moradores de Cáceres, mas também nas redes sociais. Até mesmo a prefeita do município, Eliene Liberato (PSB), já se manifestou contrária e espera que o governador volte atrás na sua decisão. Já Lúdio alega que Mendes vem "cometendo uma série de maldades contra a educação pública de Mato Grosso e tomou várias medidas importantes na canetada, sem debate".

Quem é Natalino?

Natalino foi imortal da Academia Mato-grossense de Letras e fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres. Natalino Ferreira Mendes é natural de Cáceres-MT, professor, poeta, memorialista e cronista. Seus textos são fruto de pesquisa histórica em arquivos públicos e particulares. Dentre as suas obras, destacam-se: História de Cáceres: administração municipal (1973 e 2009); Marco do Jauru (1983); Efemérides cacerenses (1992); Anhuma do Pantanal: poesia da terra (1993); Memória cacerense (1998), História de Cáceres: origem, evolução, presença da Força Armada (2010), dentre outros, além de ser o autor do Hino do Município de Cáceres/MT
 
 Imprimir