Imprimir

Imprimir Notícia

16/02/2021 às 16:35 | Atualizada: 17/02/2021 às 14:28

Botelho afasta possibilidade de auditoria e propõe simulado para verificação de voto

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camilla Zeni

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) garante que é “impossível” realizar auditoria no sistema de votação secreta do Parlamento Municipal. 

O democrata afirma que não vislumbra essa possibilidade, uma vez que a votação é secreta e o sigilo não pode ser quebrado, uma vez que está amparado na legislação.

“A auditoria no sistema é impossível de fazer, porque para fazer isso você tem que quebrar o sigilo e quebrando o sigilo você quebra o sistema, aí você quebra toda a regra”, enfatizou.

A possibilidade de auditoria foi levantada pelo deputado Ludio Cabral (PT) diante do resultado da votação do veto do governador Mauro Mendes (DEM) ao projeto de lei complementar que tratava das regras previdenciárias dos aposentados e pensionistas.

Por 12 dos votos a 11, o veto foi mantido, mas 14 parlamentares declararam ter votado a favor do projeto. Diante disso, Botelho propõe uma votação simulada. “Agora, se ele quiser fazer um simulado no sistema pra ver se condiz com a realidade eu estou pronto pra fazer, inclusive convidei ele pra fazer. Agora, o sistema é totalmente real e seguro”, finalizou.
 
 Imprimir