Imprimir

Imprimir Notícia

17/02/2021 às 08:57 | Atualizada: 17/02/2021 às 09:21

Vacinação é suspensa em MT e previsão de novas doses é para final do mês

Alline Marques

A vacinação contra a covid-19 nas principais cidades de Mato Grosso está suspensa por falta de doses. Em Cuiabá, até mesmo a estrutura do Centro de Eventos está desativada temporariamente até a chegada de novas doses por parte do governo federal. A expectativa é de que cheguem novas doses até o fim do mês. Ao menos é o que espera a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Felix.

Ela explicou ainda que desde o início da vacinação foram enviadas poucas doses e a meta era vacinar cerca de 23 mil profissionais da saúde. Porém, devido à baixa procura, o município abriu para vacinação de idosos a partir de 85 anos.

“Nossa capacidade é de até 2 mil, mas teve dia de atender 500 pessoas, então conforme chegaram mais lotes de vacina e optamos para vacinar o pessoal acima de 85 anos porque já fizemos a maior parte do profissional de saúde”, explicou.

Ozenira garante ainda que assim que chegar as novas doses estes profissionais de saúde e os idosos poderão fazer o agendamento para receber a vacina. A secretária explica ainda que a maior parte desse público já recebeu a primeira dose e garante que as segundas doses estão garantidas, já que são armazenadas no centro de distribuição do Estado.

A gestora justificou ainda a decisão de Cuiabá ampliar para idosos de até 85 anos, justamente por ter uma boa parcela dos profissionais da saúde, que até então era o grupo prioritário, vacinados. Quando foi aberto para os idosos, a capital já tinha vacinado mais de 18 mil pessoas. Outro ponto é que, pelas prioridades, era para vacinar apenas idosos acima de 90 anos, o que poderia amenizar a falta da vacina, mas o Município entendeu que seria possível ampliar, sem prejuízo à população.
 
 Imprimir