Imprimir

Imprimir Notícia

18/02/2021 às 15:36 | Atualizada: 18/02/2021 às 15:36

Governo avança na negociação de vacinas, mas teme 'confisco' do Ministério da Saúde

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camilla Zeni

O governo do Estado está a um passo de garantir a aquisição de 1,5 milhão de doses de vacina contra o coronavírus (Covid-19). O governador Mauro Mendes (DEM) afirma que as negociações estão na reta final, mas aguarda uma autorização do Ministério da Saúde para fazer a compra de forma direta. O temor é que possa ocorrer um confisco das doses por parte do governo federal. 

“Temos o recurso e conseguimos, estamos em estágio bem avançado de negociação para comprar vacinas desses laboratórios que está sendo utilizado no mundo inteiro, mas vou depender dessa posição do Ministério da Saúde”, enfatizou o democrata. 

Isto porque, o Governo Federal não está permitindo que estados e municípios comprem a vacina de forma individualizada. A orientação é que toda e qualquer vacina será adquirida pela União e repassada para as localidades.

O Ministério da Saúde, inclusive, ameaça confiscar as doses que forem adquiridas em paralelo, sem a autorização do Governo Federal. Desta forma, a fim de evitar que isso ocorra, Mendes tenta contato direto com o ministro Eduardo Pazuello para garantir a autorização e adquirir vacinas.

“O ministro foi muito claro que toda compra de vacina deve ser feita pelo Ministério da Saúde e PNI. Estou tentando hoje um contato com o ministro para dizer que eu consegui, estamos em tratativa razoavelmente avançada para Mato Grosso comprar 1,5 milhão de vacinas. Estamos há mais de um mês correndo atrás. Agora, pra comprar e entregar no Brasil inteiro não tem muita lógica. Não vou pagar pra distribuir vacina pra todos os brasileiros”, finalizou Mendes.

 
 
 Imprimir