Imprimir

Imprimir Notícia

21/02/2021 às 15:00

Senador quer garantir pelo menos 30% de mulheres nos parlamentos

Kamila Arruda

O senador Wellington Fagundes (PL) quer garantir a representação feminina nos parlamentos federal, estaduais e municipais por meio de lei. O parlamentar está preparando um projeto de lei que determina que 30% das vagas da Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores sejam reservadas a mulheres.

Para ele, a presença feminina deve ser garantida nos parlamentos brasileiros. “Quero apresentar esse projeto para que 30% as vagas dos parlamentos brasileiro sejam reservados pra mulheres. Então, as mulheres disputariam com a certeza de que não haverá assembleias legislativas, câmara municipais e congresso nacional sem a participação feminina”, disse o congressista.

Fagundes classifica essa iniciativa como avanço e destaca a importância da participação feminina nas questões políticas. “É de extrema importância a representatividade da mulher no parlamento. Estou produzindo esse projeto de lei e vou apresentar para que a gente possa avançar um pouco mais na questão da oportunização das mulheres nos parlamentos brasileiro”, completou.

Para Fagundes, a atual legislação eleitoral quanto a participação feminina na política já não condiz com a realidade do país. “Fizemos a primeira lei de que 30% das vagas seriam reservadas para as mulheres. E depois vimos que essa lei era machista e evoluímos na lei e colocamos que 30% das vagas fosse reservada a um dos sexos, porque poderia ter um partido com maior número de mulheres”, finalizou.
 
 Imprimir