Imprimir

Imprimir Notícia

21/02/2021 às 14:00

Veja como bancada federal de MT se posiciona sobre vacina contra a covid-19

Eduarda Fernandes

Há um mês, teve início a vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso. Em comemoração à data, o Leiagora fez um levantamento com senadores e deputados federais mato-grossenses para saber se tomarão o imunizante quando suas faixas etárias forem contempladas em etapa correspondente, e qual o posicionamento em relação à vacinação da população.

Com exceção do deputado federal Juarez Costa (MDB), que não atendeu as chamadas e mensagens da reportagem, todos os parlamentares pretendem se imunizar.

Médico, Dr. Leonardo (Solidariedade) ressalta que tem trabalhado para conscientizar a população sobre o assunto e garante que tomará qualquer uma das vacinas que tenha aprovação dos órgãos reguladores. “Quero estar protegido para voltar a uma vida cotidiana mais próxima do normal. Eu vou tomar a vacina, todas as pessoas que eu amo e não possuem nenhuma contra indicação também, e recomendo a todos que tomem. Essas vacinas foram produzidas em tempo recorde graças ao alto investimento de recurso e dedicação do mundo inteiro a isso”, destaca.

Dr. Leonardo reforça que há muitos anos esse tipo de vírus, o sars-cov, vem sendo pesquisado, motivo pelo qual crê na segurança das vacinas. O parlamentar não concorda com obrigar as pessoas a se vacinar e defende o caminho da conscientização.

Para José Medeiros (Podemos), risco de efeito colateral há em qualquer remédio e isso não o impedirá de se imunizar. “A gente corre o risco com qualquer remédio, vai de organismo para organismo. Se olhar até a bula da aspirina vai ver que tem coisa lá que pode levar à morte”, comenta.

A professora Rosa Neide (PT) revela que aguarda ansiosa pelo momento e não vê outra saída da pandemia a não ser a vacinação. “Mato Grosso pode ter agora a segunda onda e a ciência já estão identificando a terceira onda, por exemplo, em Manaus. Se não houver vacina, nós teremos esse ano inteiro da mesma forma e vamos chegar a 500 mil pessoas mortas, uma tragédia já anunciada. Temos que vacinar”, alerta. Ela é favorável a obrigatoriedade da vacina.

Carlos Bezerra (MDB), por sua vez, acredita que a vacinação deve ser obrigatória. Neri Geller (PP) defende que todos se vacinem “porque quanto mais pessoas se vacinarem, melhor”.

Nelson Barbudo (PSL) se posicionou favorável à vacinação da população, exatamente pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O deputado apenas reforça que não concordaria caso a vacinação se tornasse obrigatória no país.

Emanuelzinho (PTB) não respondeu sobre a obrigatoriedade.
 
Senadores
O senador Carlos Fávaro (PSD) é a favor da vacinação, mas não da obrigatoriedade. “Tomar é a certeza da volta ao normal. Acho que a gente tem que respeitar a liberdade de cada um, mas é consciência. Tomar a vacina é questão de solidariedade, de respeito ao próximo”.

Do mesmo modo, se posiciona Wellington Fagundes (PR), que entende que a imunização é o caminho. “Todos devem tomar, mas não deve ser obrigatório”. Para Jayme Campos (DEM), o ideal todo mundo tomar.
 
 Imprimir