Imprimir

Imprimir Notícia

21/02/2021 às 10:05

Fávaro critica ministro da Infraestrutura por promessas vazias de investimentos em MT

Camilla Zeni

O senador Carlos Fávaro (PSD) criticou a postura do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, por não cumprir promessas de investimentos em Mato Grosso. Em contrapartida, elogiou o trabalho do governador Mauro Mendes (DEM) pelo lançamento de diversas obras pelo Estado.

Fávaro, que faz parte da Comissão de Infraestrutura do Senado, aproveitou a participação na cerimônia de lançamento de diversas obras do programa Mais MT, nessa semana, para mostrar sua indignação com o ministro. Em outras palavras, o parlamentar apontou que o Governo Federal faz discursos vazios com promessas de investimentos que, passados dois anos de gestão, ainda não são realidade.

“O discurso fácil e populista do Governo Federal, infelizmente, não traz resultados. Não é discurso fácil que faz as coisas acontecerem, é trabalho, é dedicação. Enquanto o Governo Federal, o ministro da infraestrutura, continua prometendo que vai fazer a BR-242, o senhor lança obra. Enquanto promete que vai fazer a BR-174, aqui estamos fazendo. Que bom que estamos juntos”, criticou. 

Além das obras de construção e recapeamento de rodovias, Tarcísio de Freitas também ficou “devendo” em outros assuntos discutidos em 2020, como a relicitação da BR-163, atualmente em concessão para a Rota do Oeste. O novo contrato é necessário para garantir a duplicação da rodovia, que estava prevista na concessão mas não foi realizada.

Em Mato Grosso, em meados de 2020, Tarcísio chegou a afirmar que as obras de infraestrutura em Mato Grosso seriam prioridade no governo federal, “pela pujança e potencial”. “A gente quando vem para cá e vê o que viu aqui, é tomado pelo senso de urgência e muitas coisas estão sendo planejadas. Eu acho que é o Estado que vai seguramente receber a maior quantidade de investimentos”, chegou a dizer. 

Outra pauta a ser discutida com o ministro, inclusive pelo senador Fávaro, é a extensão das ferrovias pelo estado, entre elas a Ferronorte, que deve ligar Rondonópolis (212 km de Cuiabá) a Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá).

Em encontro com os senadores mato-grossenses no início do mês, o ministro teria garantido que dará a autorização para extensão da Ferronorte, em um evento realizado em Mato Grosso entre o final de abril e o início de maio deste ano.
 
 Imprimir