Imprimir

Imprimir Notícia

22/02/2021 às 16:11 | Atualizada: 22/02/2021 às 16:11

MT pode perder vacinas estrangeiras se aval do Ministério da Saúde não sair em breve

Camilla Zeni

O estado de Mato Grosso poderá perder a possibilidade de adquirir vacinas estrangeiras para combate à covid-19, caso o Ministério da Saúde não libere, nos próximos dias, os estados a negociarem a compra das vacinas com laboratórios estrangeiros. 

A informação foi repassada pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade), em conversa com a imprensa na manhã desta segunda-feira (22). O parlamentar destacou que esteve em reunião com representantes internacionais do laboratório anglo-sueco AstraZeneca, e que teriam sinalizado uma desistência de tratativas comerciais com governadores brasileiros, entre eles o de Mato Grosso. 

“A AstraZeneca está desistindo. Ele falou que vai desistir e liberar para outros países. Você faz o pedido e a vacina não está aqui, vem de outro país, importada. E estavam para desistir de fazer essa reserva para o Estado de Mato Grosso, como a Sinovac. O governo do Estado fez esse contato mas não vamos conseguir segurar esse estoque. Outro país vai chegar com dinheiro e vai levar”, colocou o deputado.

Leia também - Veja como bancada federal de MT se posiciona sobre vacina contra a covid-19

Líder da bancada mato-grossense, o deputado federal ainda pontuou que o Estado vacinou, após um mês de campanha, apenas 3% da população, e que, ainda assim, é uma margem maior do que a média nacional. 

O parlamentar também comentou que aguarda uma manifestação do Ministério da Saúde a respeito de uma reunião, nesta segunda-feira, para tratar sobre a liberação da compra de vacinas estrangeiras pelos estados. Ele, porém, reafirmou defender a medida e ponderou que haveria uma preocupação da União em “concorrer” com os governos, o que, segundo ele, não existe.

“Acho um erro. Tem, sim, que liberar os estados para comprarem a vacina para ajudar. Vai diminuir a pressão do SUS. O Governo Federal não está dando conta e nenhum estado quer ficar acima da Federação, de forma alguma. A gente que ajudar o Governo Federal para complementar a vacinação e que para que a gente possa vacinar mais gente”, finalizou o deputado.

Na semana passada, o governador Mauro Mendes (DEM) havia apontado que tinha até sexta-feira (19) para receber uma manifestação do Ministério da Saúde sobre o assunto. Isso porque, segundo ele, as negociações para a compra das vacinas estrangeiras já estavam avançadas.

Conforme o governo do estado, a intenção de Mato Grosso é comprar 1,5 milhão de doses contra a covid-19. Para isso, o estado reservou R$ 100 milhões.
 
 Imprimir