Imprimir

Imprimir Notícia

23/02/2021 às 08:06 | Atualizada: 23/02/2021 às 08:06

Com caminho livre para aposentadoria de Antônio Joaquim, Botelho pode ir para o TCE

Eduarda Fernandes e Camilla Zeni

Com a revogação do afastamento do conselheiro Antônio Joaquim e seu retorno ao pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) confirmado para esta terça-feira (23), ele está com o caminho livre para iniciar seu tão esperado processo de aposentadoria. Nos bastidores, os rumores são de que o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) tem interesse de que os planos de Antônio se concretizem, pois ele almeja ingressar na Corte de Contas.

Aliás, esse seria o motivo da tranquilidade de Botelho ao perder o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta segunda (22). Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi suspensa a recondução de Botelho à presidência do Parlamento estadual.

Leia também - Antonio Joaquim está de volta ao TCE e participa de sessão nesta terça

Joaquim chegou a iniciar o processo de aposentadoria em 2017 e sua intenção era disputar o Governo do Estado. Contudo, ele foi afastado do cargo em setembro daquele ano por decisão do ministro Luiz Fux, do STF, na Operação Malebolge.

Caso conseguisse se aposentar à época, Antônio seria adversário do então governador Pedro Taques na eleição. Isso levou o chefe do Executivo (a quem cabia autorizar ou negar a aposentadoria) a dificultar os planos do conselheiro. Taques buscou abrigo jurídico no STF para saber como agir, mas o Supremo não julgou o pedido dentro do prazo de desincompatibilização e Antônio viu seus planos irem por água abaixo.

Antônio ficou muito indignado com o que classificou como cassação de seus direitos políticos, mas de nada adiantou. Agora, quatro anos depois, ainda que não tenha planos na política, pode ao menos se aposentar.

O Leiagora conversou com o conselheiro, mas ele prefere fazer suspense sobre o teor do discurso de volta. Ele participa da sessão na manhã desta terça e deve anunciar o pedido de aposentadoria. 
 
 Imprimir