Imprimir

Imprimir Notícia

24/02/2021 às 15:54

Secretária da Família conhece projetos desenvolvidos pela primeira-dama

Leiagora

A primeira-dama Virginia Mendes se reuniu com a secretária Nacional da Família, Angela Gandra Martins, e apresentou as ações do Estado em prol das famílias mato-grossenses. Entre os projetos apresentados está o Ser Família, que beneficia famílias carentes de Mato Grosso por meio de distribuição de renda.

“Por tudo que conheci, o Governo de Mato Grosso oferece à população mais necessitada  um atendimento digno e com respeito. Um atendimento classe A. Tudo é feito com muito cuidado e qualidade no trabalho”, destacou a secretária Angela, que buscou o apoio da primeira-dama para a aplicação no Estado de dois programas sociais do Governo Federal, o “Famílias Fortes” e o “Equilíbrio trabalho-família”.

A secretária ainda destacou que Mato Grosso está entre os Estados que já adotam políticas públicas para fortalecer a família.

Na avaliação da primeira-dama, os programas poderão agregar valor às ações já desenvolvidas no Estado.

“Tudo que vem ao encontro do fortalecimento das famílias, para evitar que as crianças e adolescentes fiquem em situação de vulnerabilidade social, é prioridade da nossa gestão. Estou muito contente com a parceria que iremos firmar e, principalmente, em perceber que estamos no caminho certo. Angela é uma pessoa muito atenciosa, que conheceu a nossa realidade e está pronta para colaborar com o Estado”, afirmou Virginia Mendes.

Além do projeto Ser Família, a secretária também conheceu a ação social realizada pela primeira-dama na reforma do Hospital Estadual Santa Casa, com o cuidado em transformar o local em um ambiente acolhedor, principalmente, para as crianças internadas. Ela também visitou o Centro de Triagem da Covid-19, da Arena Pantanal, uma ação inédita no Estado, que já atendeu mais de 115 mil pessoas.

“Estamos trabalhando muito pelas pessoas que vivem em nosso Estado. Mostrar o que temos feito e conquistar novos parceiros é fundamental para que possamos atingir mais pessoas com as nossas ações sociais”, explicou a primeira-dama.

A visita da secretária Nacional da Família, que ocorreu na tarde desta terça-feira (23.02), em Cuiabá, também foi acompanhada da secretária de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Rosamaria Carvalho, e da secretária adjunta de Direitos Humanos, Salete Morocoski.

“Programa Famílias Fortes”

O projeto “Família Fortes” do Governo Federal é uma metodologia britânica de prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas destinada a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos. A prevenção se realiza por meio do fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento de habilidades de vida (parentais, sociais, emocionais e cognitivas).

O projeto será realizado com grupos de 15 famílias, por meio de encontros semanais e mensais, em que se abordará assuntos como comunicação e relacionamentos; promoção do bem-estar dos membros da família; como os filhos devem lidar com estresse e pressão dos amigos; orientação sobre a valorização dos pais, pelos filhos, entre outros temas.

“Programa de Equilíbrio Trabalho-Família”

Esse programa destina-se a fomentar o equilíbrio entre responsabilidades familiares e profissionais.  Ao explicar sobre o programa para a primeira-dama, a secretária nacional enfatizou que ele busca promover as boas práticas que efetivamente conciliem alta produtividade e tempo de qualidade com a família. 

Para proporcionar essa integração, serão desenvolvidas ações de educação para o equilíbrio trabalho-família, sensibilização e cursos voltados a gestores, trabalhadores e famílias, na modalidade presencial e a distância.

 
Da Assessoria 
 
 Imprimir