Imprimir

Imprimir Notícia

25/02/2021 às 10:15 | Atualizada: 25/02/2021 às 17:02

Prefeitura bloqueia 38 leitos de UTI Covid por falta de medicamentos e médicos

Alline Marques

A Prefeitura de Cuiabá bloqueou 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para tratamento da covid-19 no antigo pronto-socorro. Conforme o relatório da supervisão, o bloqueio se dá por falta de medicamentos e falta de médico cirurgião pediátrico.

Com isto, a taxa de ocupação chegou nessa quarta-feira (24) a 81,44%, enquanto no dia anterior era de 72,85%. O fato fez com que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificasse a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual e Federal.  

O antigo pronto-socorro é o hospital referência para o tratamento da covid-19. A unidade conta com 95 leitos de UTI pactuados, mas apenas 57 vagas estão disponíveis para a regulação – sendo que 56 já estão ocupadas nesta quarta-feira (24).

O fato leva ao descumprimento do Plano de Contingência Municipal e Estadual e do Termo de Compromisso Emergencial, firmado junto ao Tribunal de Contas. Dos 38 leitos indisponíveis, 23 estão na ala adulto e 15 na ala pediátrica. 

De acordo com a SES-MT, os leitos de enfermaria do antigo pronto-socorro registram 26% de ocupação, enquanto as enfermarias dos Hospitais Metropolitano e Santa Casa, também da Baixada Cuiabana, registram 81% e 58% respectivamente.

O que diz a prefeitura 

Em relação ao bloqueio de leitos de UTI no Hospital Referência à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

- Está em processo de contratação do cirurgião pediátrico. Infelizmente, o profissional contraiu covid-19 e, desde o dia 20, está internado. O segundo médico que presta serviço na UTI pediátrica não tem condições de atender no plantão do colega por também trabalhar em outra unidade. 

- No último dia 23, houve uma falta momentânea de medicamento, problema que foi resolvido na quinta-feira (24), quando chegaram novos produtos.

- A SMS realiza o bloqueio temporário de leitos diariamente, devido à necessidade de manutenção de equipamentos. Nesta quinta-feira (25), a unidade está com sete dos 80 leitos de UTI Adulto em adequação. 

- A SMS informa que em nenhum momento deixou de prestar assistência médica aos pacientes que necessitaram de internação na unidade.

- Por fim, a secretária Ozenira Félix destaca que, mesmo diante de dificuldades no financiamento junto aos governos estadual e federal, a Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para manter todos os leitos disponíveis e assegurar à população cuiabana o atendimento adequado.
 
 Imprimir