Imprimir

Imprimir Notícia

25/02/2021 às 16:27

Clonagens e furtos são debatidos em encontro com produtores e agentes de segurança pública

Leiagora



Prevenção contra fraude no embarque de grãos foi o tema da palestra do agente da Polícia Rodoviária Federal, Leonardo Ramos, da 6º Delegacia da SPRF-MT – Sorriso na noite de quarta-feira (24/02), no auditório do Sindicato Rural de Sorriso. O encontro foi uma iniciativa do sindicato e das Polícias Militar, Judiciária Civil e Rodoviária Federal.

Seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, como uso de mascaras, álcool em gel e distanciamento social, o evento contou com a presença de produtores rurais, donos de armazéns, Defesa Civil do município e agentes da segurança pública.

Para o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto, o evento é uma forma de orientar os produtores e proprietários de armazéns sobre as clonagens de caminhão e de documentação de motoristas. "Essas pessoas chegam nas fazendas para carregar e muitas das vezes portando documentos e/ou veículos clonados, carregam os produtos e vão embora. Já que são clonados não é possível rastrear, por isso precisamos aprender técnicas para evitar esses tipos de crimes que geram prejuízos a muitos produtores", pontuou Filipetto.

Durante a palestra, o agente policial Leonardo Ramos deu orientações de como identificar possíveis furtos e clonagens de caminhões.

Foram apresentados elementos básicos de identificação dos veículos de carga como, por exemplo, número de identificação veicular (NIV), chassi, placas de identificação, número do chassi nos vidros, localização, entre outros. Também foram apresentadas ferramentas tecnológicas para identificação de veículos, para confirmação da veracidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  

Leonardo fez uma explanação sobre o aplicativo que utiliza QR Codes, códigos lidos pelos celulares, que auxilia a PRF a identificar veículos roubados. A tecnologia tem sido fundamental no rastreamento de veículos roubados ou clonados.

De acordo com as autoridades policiais, existem quadrilhas especializadas em roubos e clonagem de caminhões que agem nas diversas regiões do país. A economia do país gira em torno da produção agrícola, portanto o roubo de cargas tem aumentado em todo o território nacional, causando prejuízos gigantescos.

Os produtores rurais devem ficar atentos já que em Mato Grosso há uma incidência maior de casos de roubos de insumos e máquinas agrícolas. No estado transitam caminhões com cargas avaliadas em mais de 1 milhão.

Os produtores conheceram ainda um pouco mais da ferramenta Sinesp Cidadão, um aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), que permite ao cidadão acesso direto aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Pelo Sinesp Cidadão é possível checar situações de roubo e furto ou de qualquer veículo brasileiro e constatar se há clonagem, assim como consultar mandados de prisão não cumpridos e pessoas que constam como desaparecidas.

O presidente Silvano Filipetto finalizou o evento destacando o excelente trabalho prestado pela Polícia Militar e pelo Centro Integrado de Operações Aéreas que garantem a segurança aos produtores rurais.

O material da palestra “Prevenção Contra Fraude no Embarque de Grãos” será disponibilizado aos produtores associados do sindicato rural.

 
Assessoria Famato 
 
 Imprimir