Imprimir

Imprimir Notícia

25/02/2021 às 17:17

Após acordo, doses da coronavac vão atender idosos de 80 a 84 anos

Alline Marques

As 11.800 doses da coronavac que chegaram em Mato Grosso nesta quinta-feira poderão ser destinadas também a idosos entre 80 e 84 anos. É o que foi definido em comum acordo entre Estado e Municípios, por meio de resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

A princípio essas doses seriam destinadas apenas para segunda dose, mas após definição conjunta houve alteração e a vacina será destinada aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a covid-19, mais especificamente aos idosos entre 80 e 84 anos. 

Porém, apesar da ampliação do grupo, alguns municípios poderão utilizar para segunda dose. O que deve ocorrem em Cuiabá, que aguarda ao menos 3.030 destinadas à segunda dose. Para a vacina coronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

No entanto, cada município tem uma realidade e, por isso, foi ampliado o público alvo da vacinação. “A imunização dos grupos prioritários é fundamental para a contenção da pandemia pelo coronavírus e a vacina é a forma mais eficaz de conseguirmos diminuir as mortes e a transmissão da Covid-19. O estado de Mato Grosso segue estritamente as recomendações da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e espera que mais e mais doses cheguem para dar celeridade à imunização”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

Com a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalham no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Até o momento, o Estado de Mato Grosso recebeu 224.560 mil doses de vacina do Ministério da Saúde. O Estado é o segundo que mais aplicou doses de vacina contra a Covid-19 no Centro-Oeste do país. Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, um total de 111.289 doses foram aplicadas no estado.
 
 Imprimir