Imprimir

Imprimir Notícia

26/02/2021 às 14:00

TCE apura alta taxa de mortalidade de pacientes com covid-19 em UTI's de MT

Alline Marques

O Tribunal de Contas do Estado irá apurar denúncias relacionadas à taxa de mortalidade de pacientes com covid-19 em unidades hospitalares de Mato Grosso. Isto porque, de acordo com o presidente da Corte, conselheiro Guilherme Maluf, o órgão recebeu informação de que há hospitais em que a mortalidade é de 100%. O assunto foi destaque na sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (26).

Maluf determinou a criação de uma força-tarefa para levantar os índices de mortalidade nessas UTI’s. "Nada adianta oferecermos os leitos e não termos resolução, ou seja, que eles possam curar ou sustentar a vida dos pacientes".

O Pleno do TCE aprovou ainda um levantamento em todas as unidades hospitalares conveniadas sobre a disponibilização de leitos exclusivos para receber pacientes acometidos pela covid-19. A medida é um reflexo da denúncia feita pelo governo do Estado referente aos bloqueios de 38 leitos no antigo pronto-socorro de Cuiabá.

O procurador-geral do MPC, Alisson Carvalho Alencar, ressaltou que o levantamento se faz oportuno em virtude do aumento no número de infecções e mortes por Covid-19 no Estado. "O Tribunal precisa tomar providências, saber quais fatores estão relacionados a essas desativações num momento tão crucial e compartilhar com os demais órgãos de controle".

Um grupo do TCE foi apurar a situação na manhã desta sexta e deverá emitir um relatório sobre a situação constatada.
 
 Imprimir