Imprimir

Imprimir Notícia

27/02/2021 às 08:00

Semana é marcada por eleição na AL, pedidos de lockdown e aumento de casos de malária

Eduarda Fernandes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) passou por uma reviravolta esta semana. Após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma nova eleição da Mesa Diretora precisou ser feita. Além disso, esta semana, diante do aumento expressivo e constante de casos e mortes por covid-19, o lockdown voltou a ser debatido. Outro assunto que movimento a semana foi o aumento de casos de malária em 306%, que fez com que o Governo Estadual emitisse um alerta.
 
Confira abaixo as matérias mais lidas de cada editoria:

POLÍTICA
1 - Para amenizar críticas ao Bolsonaro, Barbudo dispara contra Mendes

Na segunda-feira (22), para defender o governo federal, o deputado Nelson Barbudo (PSL) disparou críticas ao governador Mauro Mendes (DEM) e chegou a sugerir que o Estado faça uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para ajudar na obra de pavimentação das BR-158 / 242 e 174. O posicionamento do parlamentar ocorreu durante reunião da bancada federal de Mato Grosso no Hotel Paiaguás.

2 - Max Russi é eleito presidente da AL com 20 votos
Na noite da terça (23), foi eleita a nova diretoria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ficou composta da seguinte forma: Max Russi (PSB) presidente, Dilmar Dal Bosco (DEM) primeiro vice-presidente, Wilson Santos (PSDB) segundo vice-presidente, Eduardo Botelho (DEM) 1º secretário, Janaina Riva (MDB) 2ª secretária, Delegado Claudinei (PSL) 3º secretário, e Allan Kardec (PDT) 4º secretário.

3 - ​Internação de deputados e novos casos de covid-19 em servidores leva AL a decretar lockdown
No dia seguinte, na quarta (24), a Assembleia Legislativa anunciou o fechamento por, pelo menos, 10 dias, em razão da pandemia da covid-19. O pedido foi feito pela Comissão de Saúde da ALMT e foi aprovado pela Mesa Diretora.
 
POLÍCIA
1 - Homem é preso por matar irmão de policial em cemitério e deixar corpo em cova

Na segunda, a Polícia Civil de Porto dos Gaúchos (663 km a médio-norte de Cuiabá) prendeu em flagrante um homem suspeito pelo homicídio de Mateus Riato, de 18 anos, ocorrido na noite do sábado (20). Segundo a testemunha, o suspeito agrediu a vítima, forçando-a a entrar no cemitério e, após, escutou disparo de arma de fogo.

2 - Adolescente confessa que matou idoso durante programa sexual
Na terça, uma adolescente de 17 anos foi apreendida suspeita de matar Aécio Ribeiro da Silva, de 66 anos, no domingo (21), na cidade de Alto Paraguai. A jovem contou que ofereceu um programa sexual para a vítima, que havia aceitado. A menina descreveu aos policiais que pediu para o idoso deitar na cama e minutos depois pegou uma faca e cravou no pescoço do homem, que teria sacado uma arma, mas caiu desacordado logo em seguida.

3 - Jovem mata jogadora de eSports de 19 anos e grava vídeo após assassinato
Uma jogadora de eSports de 19 anos foi encontrada morta a facadas na tarde da segunda em Pirituba, na Zona Norte de São Paulo. Um estudante de 18 anos - também gamer - confessou o crime e foi preso em flagrante dentro de casa. As informações são do portal The Clutch.
 
JUDICIÁRIO
1 - STF suspende recondução de Botelho e determina nova eleição para a ALMT

Na segunda, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão da eleição que reconduziu o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) à presidência da ALMT. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes. A eleição ocorreu na terça.

2 - Juiz cita situação 'inadmissível' e manda Prefeitura de Cuiabá reabrir UTIs covid-19 imediatamente

O juiz Roberto Seror, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, determinou que a Prefeitura de Cuiabá disponibilize 33 leitos de UTI para casos de covid-19, que haviam sido bloqueados pela falta de médicos e remédios nesta semana.

3 - Sinpen pede a Ministério Público que decrete ‘lockdown’ em Mato Grosso
O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen) pediu a decretação de “lockdown” em todo o Estado de Mato Grosso, ou pelo menos nos municípios que estejam classificados com risco alto na Taxa de Crescimento da Contaminação (TCC) por coronavírus. O pedido foi encaminhado ao Procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges.
 
GERAL
1 - Delegado-geral ameniza crise entre MP e PJC e diz que grampolândia 'é caso isolado'

O delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, amenizou o atrito da instituição com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), após o órgão ministerial acionar a Justiça para obter acesso aos inquéritos da “Grampolândia Pantaneira”.

2 - Acidente com cinco carros para trânsito na Miguel Sutil; veja vídeo
Um engarrafamento quilométrico é registrado neste momento na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Desde o Supermercado Comper, próximo ao acesso à rodoviária, até a trincheira do Santa Rosa, o trânsito seguiu de forma bastante lenta. Foram aproximadamente 6 km de lentidão.

3 - Casos de malária aumentam 306% em MT e Governo emite alerta
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica Estadual, emitiu alerta aos municípios para o aumento de casos de malária em áreas de garimpo. A malária é uma doença de notificação obrigatória ao Estado, que é diagnosticada e tratada inicialmente pela Atenção Primária dos municípios.
 
AGRO e ECONOMIA
1 - Dados finais apontam 99,8% do rebanho vacinado contra febre aftosa em MT

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) divulgou o resultado da etapa de novembro de 2020 de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Foram vacinados 14.664.812 bovinos e bubalinos, quantidade correspondente a 99,8% dos animais foco desta etapa – todos os animais com até 24 meses, com atenção às propriedades localizadas no baixo Pantanal mato-grossense, onde todos os animais existentes deveriam ser vacinados.

2 - Ritmo do plantio do milho em MT é o menor em cinco safras
A plantação de milho em Mato Grosso é a mais baixa entre as últimas cinco safras. Até o momento, o Estado registra 35,96% das áreas esperadas semeadas enquanto para o mesmo período da safra 19/20 já se tinha 79,61% plantado. O atraso é causado pela demora na colheita da soja.

3 - Governador prorroga novamente o vencimento do IPVA em Mato Grosso; confira as datas
O governador Mauro Mendes prorrogou novamente as datas para o vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2021. O decreto prevê o vencimento apenas em julho para as placas de 1 a 4. Já as placas de 5 a 7 têm o vencimento adiado para agosto, enquanto veículos de placas 8, 9 e 0 poderão pagar o imposto no mês de setembro. Também ficam mantidos os descontos nos pagamentos em cota única e opções de parcelamento.

ENTRETÊ
1 - Billy Espíndola lança guitarra de cocho com dois braços e revoluciona sonoridades

Billy Espíndola dá um salto rumo às sonoridades mundiais. Como de costume, o músico abraçou, outra vez, o amor pelo regional para suas invenções. Depois da guitarra criada a partir de uma viola de cocho em 2014, ele afunilou seus experimentos e acaba de lançar a Guitarra de Cocho Double Neck, uma versão mais avançada da primeira guitarra, sonoridade mais completa e dois braços.

2 - ‘Maratona de jornalismo cultural’ traz palestras, debates e oficinas onlines e gratuitas
Uma “maratona” de jornalismo cultural acontece entre os dias 9 e 15 de março de 2021, de forma totalmente online e gratuita, e com ampla programação formada por palestras, oficinas e debates.

3 - Artista plástico homenageia personalidades mato-grossenses com exposição
O artista plástico Tchéllo Santos realiza a sua primeira exposição solo, em Cuiabá e Várzea Grande, entre os meses de março e abril. Com o tema Personalidades, ele homenageia dez nomes da cultura regional, política e religiosa, que fazem parte da história de Mato Grosso. A exposição é realizada via Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

 
 
 Imprimir