Imprimir

Imprimir Notícia

01/03/2021 às 11:45 | Atualizada: 01/03/2021 às 12:04

Lockdown está descartado e governo deve anunciar novas medidas ainda nesta segunda

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

O lockdown, aparentemente, está descartado em Mato Grosso. É o que comentam os secretários de Estado que participaram de reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) na manhã desta segunda-feira (1º). A expectativa é de que medidas restritivas como toque de recolher e intensificação da fiscalização sejam adotadas, mas o fechamento do comércio está fora de cogitação no momento.

O sinal vermelho foi aceso no fim de semana com o aumento da taxa de ocupação que chegou a 88.96% e leitos começam a faltar em hospitais, principalmente, no interior. Além disso, várias cidades passaram a ser classificadas com risco alto para a proliferação do coronavírus, dentre elas, Cuiabá e Várzea Grande.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, preferiu não adiantar muito sobre o que será definido pelo governador, mas é categórico em afirmar: “não haverá lockdown”.

Outro secretário que se manifestou sobre o assunto foi Cesar Miranda, que comanda a pasta de Desenvolvimento Econômico. O gestor alertou para a crise econômica que será gerada pela paralisação dos setores em caso de lockdow e reforçou que é necessário também a conscientização das pessoas.

“O Brasil está chegando numa situação de colapso hospitalar, todos saberíamos que isto poderia ocorrer, mas se o ser humano não tem cuidado com a sua vida, não é governo que vai resolver. Não saberia dizer quais medidas serão tomadas, porque ainda terão outras reuniões, mas algumas medidas têm que ser tomadas para evitar o colapso dos hospitais, salvar o maior números de vidas equilibrando com as atividades econômica”, afirmou Miranda ao deixar o Palácio Paiaguás.

O secretário disse ainda que não é de interesse do governo o fechamento das atividades econômica e irá buscar um ponto de equilíbrio para manter o setor econômico ativo, mas ao mesmo tempo preocupado em salvar vidas.

O governador Mauro Mendes (DEM) já se reuniu com os secretários logo cedo, em seguida realizou um encontro com os chefes dos Poderes e ainda fará uma reunião com os prefeitos para discutir as medidas que contenham a transmissão do vírus.
 
 Imprimir